Sexta-Feira, 27 de Maio de 2022 - 17:32 (Geral)

L
LIVRE

Se o tempo permitir: Rondonienses poderão assistir a chuva de meteoros no dia 31 de maio

O News Rondônia deu uma espiadinha no calendário astronômico do mês de maio e verificou um fenômeno marcado para a madrugada de 31 de maio: Chuva de Meteoro Tau Herculids.


Imprimir página

Autor: Wanglézio Braga

News Rondônia deu uma espiadinha no calendário astronômico do mês de maio e verificou um fenômeno marcado para a madrugada de 31 de maio: Chuva de Meteoro Tau Herculids.

O cometa se fragmentou em 1995 e, aparentemente, ainda está se decompondo. A Chuva de Meteoro pode acontecer, à medida que a Terra passa por um fluxo particularmente denso de partículas geladas.

Em sua coluna em um portal, o presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA) e diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON), Marcelo Zurita, escreveu que essa será a primeira vez que a terra passará por esses detritos.

“Ainda não existem estimativas de quantos meteoros por hora poderão ser observados, mas há a expectativa que possa ser a mais intensa chuva de meteoros dos últimos 20 anos”, comentou.

Os brasileiros das regiões Centro, Sul e Sudeste não terão uma visão tão privilegiada do fenômeno quanto a dos moradores das regiões Norte e Nordeste do país. De acordo com as previsões, deve haver dois surtos de meteoros na madrugada do dia 31, um em torno das 23h10 (horário local) e o maior, em torno das 1h15 (horário local).

Os estudiosos avisam que os observadores precisam ficar atentos à direção [Noroeste] na madrugada de terça-feira, é importante saber em que direção olhar e como identificar os principais pontos cardeais. Para isso, você pode usar um velho truque, uma bússola ou um app de astronomia em seu celular. Além disso, é necessário pedir aos céus que não chova no momento do fenômeno.

Fonte: ƒ News Rondônia

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias