Segunda-Feira, 06 de Dezembro de 2021 - 14:15 (Geral)

L
LIVRE

Qual é o objetivo de prestar os primeiros socorros?

Mais da metade da população brasileira não sabe sequer prestar socorros até para o mais baixo risco, e isso com certeza é ruim, e é por esse motivo que o número de mortes só aumentam.


Imprimir página

Todos seres vivos correm riscos, e algum momento ou outro precisarão de ajuda, e saber prestar primeiros socorros a quem precisa, poderá até salvar vidas, através das técnicas para cada circunstância.

Porém mais da metade da população brasileira não sabe sequer prestar socorros até para o mais baixo risco, e isso com certeza é ruim, e é por esse motivo que o número de mortes só aumentam.

Acompanhe a seguir qual é o objetivo de prestar primeiros socorros, qual a sua importância, quais são as técnicas mais usadas e mais precisas e quais são as consequências de não prestar primeiros socorros a uma vítima.

Lembrando que a melhor maneira de se capacitar é através de um curso de primeiros socorros válido.

Qual o objetivo de primeiros socorros

De fato, o principal objetivo de prestar primeiros socorros é salvar a vida de uma pessoa e até mais, onde enquanto se aguarda a chegada de um especialista, é possível ter controle da situação, priorizando a vida da vítima.

Com as técnicas necessárias para cada situação de emergência é possível proteger a vítima de maiores danos, de sequelas e até da morte, porém sabe-se que nem tudo pode ser 100% controlado e até garantido. A seguir conheça quais são os principais objetivo:

●             Identificar as situações que colocou a vítima em risco;

●             Utilizar técnicas de atendimento quando necessário;;

●             Reduzir os riscos  de possíveis lesões e complicações;

●             Promover maior conforto à vítima;

●             Providenciar um atendimento especializado de forma rápida e acessível;

●             Providenciar o transporte adequado à vítima;

Feito cada um dos procedimentos citados acima é possível aguardar com mais tranquilidade a chegada de um especialista, desde que seja possível amenizar os riscos da situação e permitir que as técnicas estabilizem e tranquilizem a vítima.

Qual a importância dos primeiros

Para cada pessoa como ser individual conhecer e dominar as técnicas de primeiros socorros pode ser uma salvação até mesmo na hora não ter nenhuma outra pessoa presente que possa prestar o auxílio, por isso existem técnicas que uma pessoa em situação de risco pode fazer em si.

Para empresas que permitem que todos os colaboradores sejam capacitados e treinados para prestar primeiros socorros a vítima, usufruir de grandes vantagens permitindo que o números de riscos sejam reduzidos, que a situação se agrave.

Por isso todas as pessoas deveriam obter esse tipo de conhecimento, pois conforme algumas pesquisas o índice de acidentes globais seriam reduzidos, e até mesmo o número de mortes diária cairia drasticamente.

Outra questão que torna o atendimento de primeiros socorros relevante, é poder promover segurança às pessoas, porém é importante que seja comunicado e divulgado para que as pessoas saibam quem tem esse conhecimento, justamente para que seja possível agir de imediato.

Quais são técnicas usadas nos primeiros socorros

Dentre as técnicas mais usadas existem os procedimentos fundamentais e mais comuns, que podem salvar vidas e evitar que a situação piore, a seguir conheça quais são as técnicas mais comuns.

●             Realizar massagem cardíaca;

●             Desengasgar;

●             Estancar sangramentos;

●             Amenizar queimaduras;

●             Realizar procedimento para fraturas ósseas (externas ou internas);

●             Desafogar;

●             Realizar transporte de vítimas;

Outras técnicas são usadas para situações mais complexas, principalmente quando se trata de uma condição ou doença física que a pessoa já tenha, como por exemplo em casos de ataques de epilepsia, queda da insulina, pressão alta, nesses casos os cuidados devem ser redobrados.

Quais as consequências de não prestar primeiros socorros

São muitas as consequências de não prestar os primeiros socorros, tanto para a vítima quanto para o prestador, onde elas podem até ser graves, gerar sequelas e até mesmo resultar no óbito da vítima. A seguir conheça as principais consequências.

Causar traumas e sequelas

Como se trata de alguém que precisa de auxílio, a ausência de pessoas qualificadas pode deixar as vítimas com traumas dependendo da gravidade e até mesmo com sequelas que podem ser irreversíveis, e essa é uma das situações mais comuns que geralmente acontecem.

Resultar em óbitos

Caso seja um engasgo, mal súbito, afogamento, envenenamento se a vítima não tiver um auxílio imediato poderá até mesmo baixar os níveis vitais e causar a até a morte, essa são uma das consequências mais dolorosas para qualquer pessoa.

Crime

Deixar de prestar auxílio e socorro a uma vítima corre riscos independente da gravidade é um crime, conforme o Art. 135 a pessoa sofrerá uma pena ou detenção ou até mesmo receber multas.

Todas essas consequências podem ser evitadas, se cada pessoa e empresa se dedicar em aprender e prestar o auxílio sempre que for preciso justamente para controlar e amenizar os riscos que a vítima corre.

Dicas e cuidados

Existem diversas plataformas que oferecem cursos sobre primeiros socorros e que são totalmente possíveis de encontrá-los na internet, com diferentes cargas horárias e valores, por isso pesquisar sobre será um dos requisitos fundamentais para se qualificar nessa área.

Aprenda a buscar por ajuda caso o seu conhecimento seja limitado sobre o assunto, por isso nunca negligencia o apoio de alguém mais sabido, e justa garantam que a situação em que a vítima se encontra poderá ser controlada.

Se as pessoas a sua volta estiverem agitadas e muito próximas da vítima, solicite o afastamento delas e mantenha a calma para que se seja possível prestar o apoio da melhor forma possível.

Lembre de priorizar a sua vida, para que seja possível ajudar a vítima, muitas pessoas se colocam em posições de risco juntamente com quem precisa do auxílio, por isso garanta e priorize primeiro a sua segurança.

Considerações finais

Conforme tudo que foi descrito acima sobre o assunto, torna-se fundamental que todas as pessoas e empresas aprendam pelo menos o conteúdo básico sobre os primeiros  socorros e dominem as técnicas.

É importante relembrar que o auxílio e atendimentos de primeiros socorros devem ser prestados a qualquer pessoa independente da faixa etária. Além de precisar ter um preparo físico e emocional antes de atender a vítima.

Cursos online com certificado irão ajudar você a ter uma maior habilidade nesta área.

Deixe nos comentários a sua opinião sobre o assunto, e caso tenha conhecimentos de primeiros socorros, compartilhe aqui as suas experiências. Espero muito que tenham gostado, um grande abraço e até a próxima.

Fonte: assessoria

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias