Sexta-Feira, 03 de Dezembro de 2021 - 17:28 (Cultura)

L
LIVRE

Apresentando nova integrante, Laika lança o single 'Portos'

A cantora Belle Kosmos é a mais nova estrela da banda brasiliense


Imprimir página

A banda Laika apresenta sua nova formação com o single “Portos”, que será lançado no dia 3 de dezembro nas plataformas digitais pelo selo Marã Música.

Composta por Rafa Lago, Gui Costa e Gus Leles, a banda brasiliense agora conta também com a cantora Belle Kosmos, que assume os vocais ao lado de Gus. Belle é artista, musicista, compositora e cantora também de Brasília. Desde a infância tem contato com o meio artístico, o desenho, a poesia, os filmes e mais intimamente a música, com suas principais influências situadas no rock’n’roll, na psicodelia e brasilidades populares e experimentais. No seu tempo livre, sonha acordada com cenários apoteóticos e agora se torna a mais nova estrela da constelação luminosa Laika.

“Fico muito animada de estar agora na banda, expandindo meus horizontes e experimentando novos meios de expressão, é algo que eu sempre almejei fazer no meio artístico. Desde o início da nossa parceria nunca me senti uma “outsider”, muito pelo contrário! Me sinto inspirada e já muito acolhida por esses caras, e tenho certeza que as coisas que estão por vir são tão fantásticas quanto todo o material e caminhada da banda desde 2019. Vim pra somar nessa salada de fruta experimental,” comenta Belle.

“Eu diria que a Belle já tá chegando com o pé na porta! Além da grande afinidade que já criamos como colegas de banda em tão pouco tempo, ela tem uma afinidade sonora incrível com a Laika. Nossas vozes dialogam de uma maneira muito interessante e as ideias também. Sinto que essa parceria, já tão forte em tão pouco tempo, só tende a ficar melhor. A sensação é a de que ainda vamos fazer coisas grandiosas com essa nova integrante, que já faz parte da Laika no fundo do coração,” comenta Gus sobre sua parceira nos vocais da banda.

Além de apresentar Belle Kosmos aos ouvintes, “Portos” também chega com uma proposta instigante: “...é uma canção do mar, das aventuras, das possibilidades. É uma metáfora sobre experimentação, conhecimento íntimo e suas descobertas.” Conta Rafa Lago, que assina a letra. Ao lado de Gus Leles, o guitarrista também assina a composição e arranjo da faixa.

Descubro as ruas de Lisboa

e os encantos de sua língua boa

Em San Francisco aprendi outras cores,

E em Roma o prazer de outras dores.”

Portos” apresenta partes diferentes que cobrem sensações de aventura. Possuindo um pouco de ansiedade e aceitação, um pouco de coragem e a grandiosidade que uma viagem de autoconhecimento requer, e a diversão, o burlesco, a alegria que se pode encontrar durante essa jornada.

A vocalista Belle Kosmos comenta sobre seu primeiro lançamento com a Laika: “Portos é uma música com muitas nuances, e pra mim ela fala sobre uma tão esperada liberdade, sobre abrir o coração e a mente pra novas experiências, se deixar levar pelas ondas da vida. Tem uma pegada cigana, e aliados a um instrumental viajado e de uma fluidez incrível, eu e Gustavo usamos nossas vozes incorporando nossos ciganos interiores pra passar essa mensagem.”

Quanto à sonoridade, Gui Costa completa: “Com a chegada da Belle, sua personalidade musical se junta à nossa, desvendando outras nuances no som que já é característico da Laika. E como é de costume, resolvemos experimentar com a música mediterrânea e mostrar uma variedade musical que combina muito com a temática da exploração.”

Sobre as expectativas da Laika acerca do lançamento, Rafa Lago estima: “Esperamos que Portos  seja capaz de dar vida àqueles sentimentos represados que temos, que seja libertadora e, claro, que seja curtida o máximo possível!

Ouça “Portos”: https://onerpm.link/laikaportos

SpotifyDeezerApple MusicTidal-TikTok-Souncloud

InstagramFacebookSite Oficial-Youtube

Letra “Portos”

(Rafael Lago)

Na multidão dos mares, me vi sozinho

Você zarpou, por outro caminho

Vida, viaje nesse barco  à deriva

Tantos portos, de querer que cativa

Sob o céu, sobre o mar,

Nessas águas, onde a vida me levar

Descubro as ruas de Lisboa

e os encantos de sua língua boa

Em San Francisco aprendi outras cores,

E em Roma o prazer de outras dores.

Cordas e velas no cais de Istambul

Amarras tão livres na Côte D'Azur

Veneza tão cheia de fantasia.

Rio tem praia, carnaval e alegria

Sob o céu, sobre o mar,

Nessas águas, onde a vida me levar

Sob o céu, sobre o mar,

Nessas águas, onde a vida me levar

Ficha Técnica “Portos”

Composição e arranjo: Gus Leles e Rafael Lago

Letra: Rafael Lago

Vozes: Belle Kosmos e Gus Leles

Guitarras: Rafael Lago e Gus Leles

Violões e efeitos: Rafael Lago

Baixo e bateria: Gui Costa

Mixagem: Gui Costa e Fernando Jatobá

Masterização: Fernando Jatobá (Jatobeats Studios - Brasília-DF)

+ Laika

Laika foi formada em 2019 em Brasília pelo guitarrista Rafael Lago, com o objetivo de fazer música progressiva experimental e sem rótulos. Após o lançamento do primeiro single - Pombomorfose - a Laika entrou definitivamente no circuito de shows da cidade.

Após algumas dificuldades em engrenar a nova formação, Rafael e Gui decidiram que a banda não dependeria mais de outros músicos. Assim, o Gui assumiu o baixo, o Gustavo retornou aos vocais, e o agora trio passou a gravar e produzir as próprias músicas em casa, reforçando ainda mais o lado experimental, decisão que se revelou acertada com a chegada da pandemia.

Em sua trajetória, a banda possui 5 singles lançados nesse formato: Revolução Pangaré, Pálido Ponto Azul, Nonada, Gravidade e Mai, todos com material audiovisual também produzido pela própria banda, e seu primeiro álbum "Expressões e Emoções de Animais Terrestres", lançado em junho de 2021.

A banda lançou um manifesto para reforçar seu próprio significado: "Entoamos um grito de liberdade: emocional e musical. Fazemos rock, talvez MPB, misturamos guitarras distorcidas, sintetizadores e violão clássico. O que importa é que gritamos por amor e tristeza, por reflexão e revolução, pelos mistérios e certezas da nossa vida, com toda verdade. É o que importa para nós e o que oferecemos: nosso sentimento e nossa expressão. Somos a Laika."

Fonte: News Rondônia

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias