Quarta-Feira, 01 de Dezembro de 2021 - 14:43 (Turismo)

L
LIVRE

Minicursos e oficinas fortalecem qualidade no atendimento e o roteiro turístico em Rondônia

A capacitação tem como foco a “Qualidade no Atendimento”, o “Marketing Digital”, as “Políticas Públicas para o Turismo Municipal” e também os “Roteiros Turísticos”.


Imprimir página

Com o objetivo de qualificar profissionais, dos setores público e privado do Turismo, foi iniciada esta semana, em Cacoal, uma série de minicursos e oficinas voltada à capacitação turística.  A capacitação tem como foco a “Qualidade no Atendimento”, o “Marketing Digital”, as “Políticas Públicas para o Turismo Municipal” e também os “Roteiros Turísticos”.

A ação realizada pelo Governo de Rondônia também prevê para as próximas semanas, novas capacitações também nos municípios de Vilhena, Ouro Preto D’Oeste, Costa Marques, Ariquemes e Candeias do Jamari, com atuação da Superintendência Estadual de Turismo (Setur).

“O Governo de Rondônia está buscando a descentralização e a regionalização das políticas públicas, despertando o interesse dos rondonienses para o turismo local, dentro do nosso Estado que tem grande potencialidade e atrativos”, destacou Willian do Carmo, coordenador de Turismo da Setur.

Segundo ele, este objetivo está sendo alcançado, com a participação e engajamento de diversos agentes.   “Estamos atingindo esse objetivo, porque o Governo do Estado está fazendo a distribuição de competências a partir de um consenso entre todos agentes que fomentam o setor, como a iniciativa privada, o poder público e toda a comunidade que busca opções e oportunidades de fazer turismo em Rondônia”, completou.

O casal de aposentados, Cleide Caetano e Dorvino Sales, possui um museu de documentos e artefatos antigos, na área rural de Cacoal, na RO-471, sentido Ministro Andreazza. O casal fez questão de participar da capacitação oferecida, pois o museu já se tornou um grande atrativo turístico na região.

“Essa iniciativa da Setur é bastante interessante, pois a gente precisa e quer ampliar a visibilidade, para poder se destacar. Queremos que o nosso Estado seja referência turística para o Brasil e para o mundo e esses cursos são necessários. Eles nos atentam para detalhes, que muitas vezes, deixamos passar despercebido. Nós entendemos, enquanto Museu de Memórias – Família Sales e Caetano, que estamos contribuindo para a Educação, Cultura e Turismo”, enfatizou Cleide Caetano.

Em Cacoal, a capacitação proposta pelo Governo de Rondônia atraiu representantes da iniciativa pública e privada, de Cacoal, Presidente Médici, Pimenta Bueno e também de Nova Brasilândia D’Oeste. Após a conclusão da capacitação em Cacoal, prevista para esta quarta-feira (1º), a equipe da Setur, composta também pelas turismólogas Márcia Paiva e Roneide Paiva e pelo analista de Marketing, Ângelo Oliveira, segue para Rolim de Moura onde serão realizadas os mesmos cursos e oficinas.

Os minicursos e oficinas serão ministrados na Câmara de Vereadores do Município, com início às 14h. Vale ressaltar que as capacitações são gratuitas e destinadas a qualquer um que desempenha ou que tenha interesse em desenvolver o turismo local e as inscrições ainda podem ser feitas de forma online.

Para as próximas semanas, já estão previstas pelo Governo de Rondônia, por meio da Setur, a realização de novas capacitações também nos municípios de Vilhena, Ouro Preto D’Oeste, Costa Marques, Ariquemes e Candeias do Jamari.

Fonte
Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin

Fonte: 010 - SECOM - GOV/RO

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias