Quinta-Feira, 14 de Outubro de 2021 - 16:35 (Geral)

L
LIVRE

ASSISTÊNCIA SOCIAL - Mais de 100 gestantes da área rural de Ji-Paraná foram contempladas com kit do 'Mamãe Cheguei'

Como resultado da assinatura do Termo de Cooperação entre Seas e Emater, gestantes da área rural dos 52 municípios do Estado serão assistidas por extensionistas das 74 unidades em Rondônia.


Imprimir página

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) em parceria com a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), entregou kits do Programa “Mamãe Cheguei” para sete famílias em situação de vulnerabilidade social da zona rural de Ji-Paraná. A entrega dos kits ocorreu no escritório local da Emater Rondônia. 

Como resultado da assinatura do Termo de Cooperação entre Seas e Emater, gestantes da área rural dos 52 municípios do Estado serão assistidas por extensionistas das 74 unidades em Rondônia. “ Tivemos a grata satisfação de sermos convidados pela secretária da Seas Luana Rocha, pela capilaridade que a Emater tem no setor produtivo, ou seja, na zona rural. Hoje esse convênio com a Seas vai atender às mamães que estão em vulnerabilidade social”, disse o presidente da Emater, Luciano Brandão.

Brandão destacou ainda que este é um programa de extrema relevância para as mamães do Estado de Rondônia. “A mãe não recebe só enxoval, mas todo acompanhamento da rede municipal de saúde, via Sistema Único de Saúde (SUS), desde o pré-natal. O objetivo de fortalecer este vínculo e proporcionar uma gravidez acompanhada proporcionando saúde e bem-estar às gestantes. Parabenizo os colaboradores da Emater que estão desempenhado um papel fundamental neste processo, levando o programa às mamães, que tanto necessitam”.

O casal de produtores rurais, Marcio e Angélica Bronzeguine, pais dos gêmeos Heitor e Benicio de dois meses, agradeceram a Seas e a Emater pelo kit. “Estou que não me aguento de tanta felicidade. Um sentimento muito grande, que parece não caber dentro de mim. Eu, meu marido e meus filhos estamos agradecidos por todo esse suporte que recebemos, e também pela forma como fomos tratados pela equipe da Emater”, agradeceu Angélica.

“Eu confesso que nem esperava receber esse kit, quando fiz o cadastro e providenciei a documentação não achava que seria tão rápido, me surpreendeu e muito. Falta somente um mês para o meu bebê nascer e já tenho todo o enxovalzinho, graças ao Governo do Estado”, comemorou Joyce Rafaela, produtora rural.

O kit é composto por 19 itens: banheira, fraldas descartáveis, roupas, um travesseiro, um jogo de lençol com três peças, dez fraldas de tecido, três jogos de pagãos, um macacão longo, um macacão curto, três conjuntos de camisetas sem manga e mijão, além de quatro pares de meia, um cueiro, uma toalha de banho com capuz, uma bolsa maternidade, um sabonete para bebê em barras, três sapatinhos, duas fitas adesivas, quatro calças plásticas.

“Essa iniciativa do Governo de Rondônia, por meio da Seas em parceria com a Emater leva auxílio e assistência às mulheres gestantes e vai permitir que essas ações cheguem a essas mulheres que já têm muita dificuldade de acesso às políticas públicas”, finalizou o gerente local da Emater, Gabriel Cordeiro Cavalcanti da Silva.

Texto: Wilson Neves
Fotos: Wilson Neves

Fonte: 010 - SECOM - GOV/RO

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias