Quinta-Feira, 23 de Setembro de 2021 - 14:56 (Cultura)

L
LIVRE

Lei inseri o 'Dia do Imigrante Pomerano' no calendário oficial de Rondônia: 28 de junho

A data escolhida para tal comemoração anual foi 28 de junho.


Imprimir página

Foi incluído no calendário oficial de Rondônia o "Dia do Imigrante Pomerano". O decreto de lei n° 5109/2021 assinado pelo governador do estado, Marcos Rocha (Sem Partido), foi publicado no Diário Oficial do Estado (DIOF) desta quarta-feira (22).

O dispositivo de lei foi apresentado por meio de Projeto, no mês de maio, na Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) e aprovado por unanimidade pelos deputados. A data escolhida para tal comemoração anual foi 28 de junho.

Entre as justificativas para a data, o deputado Anderson Pereira (PROS) citou à época que Rondônia tem o compromisso de assegurar a sua história e tradições, além de "prestigiar esse povo que escolheu o nosso estado para viver, trabalhar e constituir família".

Segundo Pereira, os imigrantes pomeranos chegaram ao Brasil em 1850. Por aqui, eles estão presentes no Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia e Minas Gerais. Estima-se que há, em todo o Brasil, cerca de 300 mil pomeranos. Em Rondônia, a comunidade concentra-se na região de Espigão do Oeste onde até mesmo ajudaram na fundação da cidade.

A Pomerânia não existe mais no mapa da Europa, mas é uma região que se localizava entre os atuais territórios da Alemanha e da Polônia. Devido a sua localização estratégica com saída para o Mar Báltico, a Pomerânia foi alvo de inúmeras disputas territoriais. No final da Segunda Guerra Mundial, a maior parte do território foi anexada à Polônia e os seus cidadãos confundidos com nazistas ,por isso passaram por longos anos de discriminação.

Fonte: News Rondônia

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias