Segunda-Feira, 20 de Setembro de 2021 - 15:55 (Geral)

L
LIVRE

Saúde financeira: como aumentar o patrimônio?

Descubra as melhores práticas para alavancar o crescimento do seu patrimônio!


Imprimir página

Está em busca de construir o seu patrimônio e ter mais estabilidade financeira no futuro? Saiba que o ideal é ter uma assessoria financeira ao seu lado para ajudar você com tudo, mas é sempre bom tirar algumas dúvidas antes.

Por isso, neste artigo você conhecerá maneiras de construir seu patrimônio e quais práticas vão te ajudar a montá-lo!

O que faz parte do seu patrimônio?

Um patrimônio é o conjunto de bens acumulados que você adquiriu com o tempo. Eles são divididos entre bens passivos e bens ativos. Os bens passivos são aqueles que você já tem e precisa investir mais dinheiro para mantê-los, como um carro ou uma casa.

Já os ativos são aqueles que conseguem gerar mais dinheiro para você. Eles podem ser investimentos em ações ou uma casa que você aluga, por exemplo. Compreender essas particularidades é importante para você conseguir montar seu patrimônio no futuro, investindo o seu dinheiro nos bens certos e que correspondam aos seus objetivos.

O que pode estar impedindo o seu patrimônio de crescer?

Determinadas escolhas que fazemos com o nosso dinheiro podem não ser as melhores opções a longo prazo. Abaixo você conhece algumas delas.

Não controlar as suas finanças

Conseguir controlar as suas finanças para não gastar mais do que recebe é algo muito importante para conseguir montar o seu patrimônio. Segundo uma pesquisa feita pela SPC Brasil, 48% dos brasileiros não têm o hábito de fazer o controle efetivo do seu orçamento.

Uma grande parte da população confia somente na memória para fazer esse gerenciamento, enquanto outros não fazem nenhum tipo de registro ou delegam essa tarefa para terceiros.

Fazer compras impulsivas

Todos querem aproveitar o desconto de alguma loja, mas na maioria das vezes eles não ajudam você a economizar muito dinheiro. Somos bombardeados diariamente com anúncios que incitam a compra, mas devemos aprender a controlar nossos desejos.

Pensar no que você ganhará ao adquirir aquele produto, se você realmente vai usá-lo ou se não existe uma opção mais caseira é uma boa prática para fugir de compras impulsivas.

Não ter uma reserva de emergência

Os imprevistos no orçamento sempre acontecem e é importante estar preparado para eles. Assim, quem não tem uma reserva de emergência pode acabar tendo problemas na hora de construir seu patrimônio — em que muitas vezes acaba utilizando quando alguma emergência ocorre.

Isso dificulta o crescimento a longo prazo do seu patrimônio já que ele está sendo utilizado para duas coisas. Por isso, é essencial manter a organização e ter sua reserva de emergência montada antes de começar a construir seu patrimônio.

4 dicas para aumentar o seu patrimônio

Agora que você já conhece o conceito de patrimônio e alguns hábitos que podem estar impedindo você de crescer, conheça a seguir as principais práticas para começar a construir o seu patrimônio!

1. Faça um planejamento financeiro e estabeleça objetivos

Esse é o ponto inicial para você montar o seu patrimônio de forma consistente. Comece anotando os gastos mensais que você tem para saber para onde seu dinheiro vai. Essa organização ajuda a visualizar melhor sua situação financeira e aplicar medidas para acabar com dívidas.

Aqui é muito importante ter um objetivo claro em mente, visto que é isso que te ajudará a manter o ritmo de forma constante.

2. Invista o seu dinheiro

Colocar o seu dinheiro em investimentos é uma das melhores formas de possuir bens ativos no patrimônio. Os investimentos vão te ajudar a acumular dinheiro utilizando a rentabilidade e, conseguir assim, resultados promissores no futuro.

3. Considere a ideia de correr riscos

A maioria dos investimentos que têm uma alta rentabilidade são os que possuem um risco maior. Contudo, na maioria das vezes vale a pena correr riscos se isso for trazer resultados melhores.

A nossa dica aqui é estudar muito bem o investimento em questão e se manter atualizado sobre as notícias de modo que seu investimento seja feito de forma estratégica.

4. Diversifique seus meios de fazer renda

E a última dica, mas não menos importante, é diversificar suas fontes de renda criando estratégias para ter mais de uma fonte e assim acelerar o crescimento do seu patrimônio.

Você pode investir em capacitação para se qualificar e conseguir trabalhos melhores, ou também empreender em uma área que gere renda rapidamente.

Fonte: Assessoria

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias