Quinta-Feira, 19 de Agosto de 2021 - 14:22 (Geral)

L
LIVRE

Petit Gateau: a sobremesa estrangeira mais amada do Brasil

A sobremesa estrangeira que faz sucesso no Brasil e no mundo de um jeito simples e fácil. Aprenda a fazer o Petit Gateau!


Imprimir página

Existem algumas sobremesas que chegam ao Brasil e, logo de cara, ganham o coração de grande parte das pessoas, assim como foi com o Petit Gateau. Uma sobremesa que une o chocolate, paixão nacional e que não pode faltar em diversas receitas, com sorvetes. Quente e frio se tornando a junção perfeita.

Nesse conteúdo, vamos contar um pouco sobre a história dessa sobremesa e ajudar você com uma receita simples e fácil de Petit Gateau. Dessa forma, fica mais fácil surpreender os convidados ou a família, oferecendo uma sobremesa requintada e internacional.

Acompanhe o conteúdo para saber mais!

História do Petit Gateau

A origem dessa sobremesa é um tanto quanto controversa, tendo em vista que existem diversas histórias diferentes de como ele surgiu. Em alguns lugares, dizem que essa sobremesa foi criada na França, em outros consideram uma criação do chef francês radicado em Nova York que acabou errando na quantidade de farinha quando foi fazer os bolinhos.

Porém, uma das versões mais aceitas pelas pessoas, além de ser um pouco engraçada, é que um aprendiz de chef nos Estados Unidos acabou aquecendo o forno demais na hora de preparar os bolinhos de chocolate.

Mas a verdade é que, não importa a origem certa do bolinho de chocolate com o recheio mole e sim que ele é um sucesso no Brasil e no mundo.

A sobremesa chegou ao Brasil em meados de 1990, quando dois chefes de cozinha franceses, Michel Brás e Erick Jacquin, passaram a fazer pratos em restaurantes de São Paulo. O fato dela ter caído nas graças da nação brasileira difundiu tanto a receita que, hoje em dia, existem até empresas de fast food que tem o Petit Gateau em seus cardápios.

Além disso, com a fama dessa sobremesa, outros chefs passaram a fazer novas versões do Petit Gateau, tanto no bolinho, quanto no recheio. Tornando uma receita que tem a sua versão em cada canto do planeta.

Aprenda a fazer Petit Gateau!

É bem difícil encontrar pessoas que conseguem resistir a um doce, certo? Portanto, vamos ajudar você a aprender a fazer um ótimo Petit Gateau para suas visitas, sem errar no preparo dessa sobremesa.

Para fazer o Petit Gateau perfeito, com aquele recheio cremoso igual nós vemos no restaurante, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

●             200g de chocolate meio amargo em barra;

●             ½ xícara de chá de manteiga sem sal (equivale a cerca de duas colheres de sopa);

●             ½ xícara de chá de açúcar;

●             2 ovos inteiros;

●             2 gemas;

●             2 colheres de sopa de farinha de trigo peneirada;

●             Forma de silicone para mini bolinhos ou forma de empadinhas.

Como falamos acima, existem lugares em que os chefs trocam o recheio do bolinho. Nesse caso, uma dica incrível é que você pode colocar o recheio de doce de leite, por mais que não seja a receita original, o Petit Gateau fica ótimo também!

Comece derretendo o chocolate meio amargo e a manteiga em banho-maria. Para essa técnica, basta encher uma panela com água (a medida é de cerca de metade da panela) e colocar os ingredientes cortados em pequenos pedaços em outra tigela que seja menor que a panela.

Com isso, a tigela deve ficar em contato com a água que está na panela, e com o fogo baixo você espera esquentar. Essa infusão da água faz com que o chocolate e a manteiga derretam juntos na tigela, basta ir misturando delicadamente.

O próximo passo é a preparação da massa. Bata os ovos, a gema e o açúcar em uma batedeira até que tudo fique em um ponto homogêneo. Após isso, adicione o chocolate derretido e o trigo e misture bem com a ajuda de uma espátula.

Em seguida, aqueça o seu forno em uma temperatura de 200ºC por, pelo menos, 5 minutos. Polvilhe um pouco de farinha de trigo na forma untada com manteiga e despeje toda a sua massa.

Os bolinhos devem ser assados em fogo alto de 6 a 10 minutos, ou até que eles cresçam, se tornando a parte mais importante do processo. É esse momento que faz com que ele fique um bolinho perfeito por fora e, por dentro, aquele derretido maravilhoso.

Após isso, sirva o Petit Gateau com um tradicional sorvete de creme, mas não é uma regra. Você pode transformar a receita e deixá-la à sua maneira. Uma receita dessa pode ter também a sua cara, faça em casa do seu jeito para os seus convidados e surpreenda a todos!

Fonte: Assessoria

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias