Quarta-Feira, 28 de Julho de 2021 - 14:18 (Saude)

L
LIVRE

Governo de Rondônia adquire equipamentos de broncoscopia e retoma exames externos no Hospital de Base, em Porto Velho

O broncoscópio auxilia no diagnóstico preciso de eventuais alterações na anatomia.


Imprimir página

Dois tubos de broncoscopia foram adquiridos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para o centro de diagnóstico do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho. Com a aquisição, o atendimento à população retorna com maior agilidade. Os dois equipamentos são: um terapêutico e um para difícil acesso.

A sala de broncoscopia estava fechada desde novembro de 2020. A reabertura vai possibilitar o retorno dos exames externos na unidade. Segundo Ana Claudia, enfermeira responsável pelo serviço, metade da capacidade é utilizada por pacientes internados e a outra parte, disponibilizada aos usuários já regulados na rede estadual.

O exame, popularmente conhecido é a endoscopia respiratória, permite a visualização das vias aéreas, fossas nasais, nasofaringe, laringe, traqueia e brônquios. O broncoscópio auxilia no diagnóstico preciso de eventuais alterações na anatomia.

Raquel Gil, diretora-geral do Hospital de Base evidencia que “alcançar a reativação da sala de broncoscopia é o resultado de um esforço conjunto do Governo do Estado, Sesau e equipe técnica. Nós estamos felizes em retornar esse serviço tão importante na nossa unidade”.

Fonte: 010 - SECOM - GOV/RO

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias