Quarta-Feira, 07 de Julho de 2021 - 16:20 (Geral)

L
LIVRE

Estudo aponta Rondônia na 20ª colocação no ranking nacional de mortalidade infantil e último da região norte

Quando os dados foram isolados para a região norte, Rondônia aparece em último lugar.


Imprimir página

 

Rondônia ocupa o 20° lugar no ranking dos estados que concentram maiores taxas de mortalidade infantil no Brasil. É o que apontam os dados do Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), do Programa Estratégia de Saúde da Família (ESF), divulgados no início da semana pelo Ministério da Saúde (MS).

O estudo apontou ainda que no Brasil, 80% da mortalidade infantil se concentra nas regiões norte e nordeste. Os vizinhos Amazonas e Acre ocupam segundo e terceiro lugar, respectivamente, no ranking. O primeiro lugar no país é ocupado por Roraima. Quando os dados foram isolados para a região norte, Rondônia aparece em último lugar.

Para Raimundo Godoy, presidente executivo da consultoria internacional responsável pela IGMA, os números revelam que "um problema social que ocorre principalmente nas cidades mais pobres, como as situadas nos estados do Acre, Amapá e Roraima”.

A pesquisa ponderou que “entre os principais motivos dos óbitos infantis estão a falta de assistência e de orientação às gestantes, a deficiência na assistência hospitalar aos recém-nascidos, a ausência de saneamento básico, desencadeando a contaminação de alimentos e de água, resultando em outras doenças, e a desnutrição”.

Fonte: NewsRondonia

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias