Quarta-Feira, 16 de Junho de 2021 - 11:12 (Geral)

L
LIVRE

Semana Nacional de Enfrentamento às Drogas acontece entre os dias 21 e 26 de junho com lives de conscientização

Na terça-feira (22), haverá uma reunião com as comunidades terapêuticas de Rondônia, com assuntos relacionados à dependência química, tratamentos e evoluções.


Imprimir página

O Governo de Rondônia, por meio do Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas (Conepod), promoveu nessa terça-feira (15), mais uma reunião sobre a Semana Nacional de Enfrentamento às Drogas, que vai acontecer entre os dias 21 e 26 de junho, em Porto Velho.

A reunião contou com a participação de representantes de órgãos como Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Superintendência Estadual de Comunicação (Secom), Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp), que definiram as tratativas para a semana do evento.

O presidente do Conepod, David Inácio dos Santos Filho, destacou a Lei nº 13.840, de 5 de junho de 2019, que diz respeito ao Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas e define condições de atenção aos usuários e dependentes químicos.

Santos Filho afirmou que “por meio do apoio do governador Marcos Rocha, que também conhece essa realidade, todos os órgãos envolvidos vão dar suporte nas execuções de nosso trabalho, sendo essencial para o fortalecimento das políticas públicas em todo o Estado”.

PROGRAMAÇÃO

O tema da Semana Nacional de Enfrentamento às Drogas no Estado será “Rondônia contra o uso indevido de drogas”, com o evento de abertura no auditório Jerônimo Santana do Palácio Rio Madeira, na próxima segunda-feira (21). A programação será transmitida pelo Facebook do Conepod, com todas as palestras que serão ministradas ao público durante toda a Semana Nacional de Enfrentamento às Drogas.

Após a abertura, haverá palestra com a defensora pública Isabela Moreira Campos, que vai abordar sobre a “Atribuição da União, Estados, Distrito Federal e municípios na Política Pública sobre Drogas”. Na parte da tarde, entre os dias 21 e 25, a Polícia Militar junto com o batalhão do Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CTPM), vão fazer pit stop e um “adesivaço” na esquina das Avenidas Rio Madeira com Imigrantes.

Na terça-feira (22), haverá uma reunião com as comunidades terapêuticas de Rondônia, com assuntos relacionados à dependência química, tratamentos e evoluções. O juiz auxiliar da Vara de Execuções Penais da Comarca de Porto Velho, Flávio Henrique de Melo vai palestrar na quarta-feira (23) o tema “Do uso do álcool às drogas sintéticas: efeitos e riscos do consumo entre jovens”. Excepcionalmente, a transmissão será pelo Canal da Mediação Tecnológica.

Na quinta-feira (24), o psicólogo da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Luiz Carlos Henrique de Souza, vai palestrar sobre “O uso de drogas e o impacto no ambiente de trabalho”. Na sexta-feira (25), haverá oficinas de atendimento médico no Espaço Alternativo e palestras com representantes da Sesau e estudantes da área da Saúde sobre os “Tipos, efeitos e consequências das drogas para o organismo”, além de simulação de primeiros socorros, com a presença de uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O encerramento da Semana Nacional de Enfrentamento às Drogas acontece no sábado (26), a partir das 16h, também no Espaço Alternativo de Porto Velho. Haverá palestra com representantes da Sesau e estudantes da área da Saúde, e ainda a caminhada organizada pela Polícia Federal, ciclismo, sorteio de bicicletas e outros brindes, além do “adesivaço” com a Polícia Militar e o batalhão do Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CTPM).

Fonte: 010 - SECOM - GOV/RO

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias