Segunda-Feira, 19 de Abril de 2021 - 11:24 (Economia)

L
LIVRE

INSS: liberado o aumento de 25% aos beneficiários em 2021; saiba como receber

O adicional foi criado com o objetivo de complementar a aposentadoria dos beneficiários. O aumento equivale a um valor para cobrir o auxílio para atividades diárias.


Imprimir página

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) confirmou que segue liberando o aumento em 25% no valor da aposentadoria de alguns beneficiários. No entanto, a alteração é aplicável apenas em alguns casos de aposentados por invalidez. A mudança se trata do auxílio-acompanhante.

O adicional foi criado com o objetivo de complementar a aposentadoria dos beneficiários. O aumento equivale a um valor para cobrir o auxílio para atividades diárias.

Os aposentados que recebem o benefício, devem ser inaptos de realizarem atividades laborativas. Dessa forma, com a necessidade de um acompanhante, o responsável pela ajuda pode ser uma pessoa da família e não precisa ser necessariamente um enfermeiro ou contratado.

Como solicitar o aumento

O benefício já é concedido junto ao processo da aposentadoria. Porém, as pessoas que já estão aposentadas por invalidez e não receberam o auxílio, poderão solicitar pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.

O INSS ressalta a necessidade de alguns documentos para realizar o pedido, sendo eles: CPF e documento de identificação com foto do solicitante e do representante, ou procurador; Termo de representação legal ou procuração; e documentos médicos que comprovem que o segurado seja dependente de terceiro.

Aumento de 25% no INSS

O Serviço permite ao aposentado por invalidez solicitar aumento de 25% no valor do benefício recebido. Esse acréscimo é válido apenas para o aposentado por invalidez que se encontre dependente de terceiros para realizar as atividades da vida diária.

O atendimento deste serviço será realizado à distância, não sendo necessário o comparecimento presencial nas unidades do INSS, a não ser quando requisitado para eventual comprovação ou realização de perícia médica.

Quem pode utilizar esse serviço?

Segurados do INSS aposentados por invalidez.

Etapas para realização desse serviço

 1. Solicitar o Benefício

Acesse o Meu INSS

Faça login no sistema, escolha a opção Agendamentos/Requerimentos, Clique em “novo requerimento” e clique em “avançar”. Digite no campo “pesquisar” a palavra “acréscimo” e selecione o serviço desejado. Acompanhe o andamento pelo Meu INSS, na opção Agendamentos/Requerimentos. O segurado será previamente comunicado nos casos em que for indispensável o atendimento presencial para comprovar alguma informação.

2. Comparecer à Perícia Médica

 O segurado deverá comparecer à unidade do INSS para realizar perícia médica ou, nos casos especificados, aguardar a perícia médica domiciliar ou hospitalar.

Acompanhe o andamento da solicitação e o resultado da perícia pelo Meu INSS, na opção Agendamentos/Requerimentos.

Canais de atendimento:

meu.inss.gov.br

Telefone 135

Aplicativo Meu INSS: Google Play, App Store

Documentos Necessários

CPF do interessado

Procuração ou termo de representação legal, documento de identificação com foto e CPF do procurador ou representante, se houver.

Documentos médicos que comprovem que o segurado se encontre dependente de terceiros.

Em caso de algumas dúvidas, ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.

O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).

Fonte: 20 - noticias concursos / saulo moreira

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias