Quarta-Feira, 03 de Março de 2021 - 13:05 (Cidades)

L
LIVRE

ROLIM DE MOURA: Prefeito Aldo Júlio participa de reunião de apresentação do “Projeto Colorir”

Rolim de Moura será uma das cidades mais arborizadas e coloridas de Rondônia


Imprimir página

Juntamente com os Secretários Olício Domingos, do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Jorge Ricardo, da Fazenda, e Kelly Rodrigues, do Planejamento, o Prefeito de Rolim de Moura (RO), Aldo Júlio participou da reunião de apresentação do Projeto Colorir, na manhã do último 28, no Centro de Informações Turísticas, no Bairro Olímpico.

O prefeito destacou que o Projeto, vem ao encontro do desejo da administração que é, acima de tudo melhorar a arborização e o aspecto paisagístico da cidade, citando exemplo de outros centros urbanos já conhecidos como, Maringá, no Paraná, Brasília, e Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, considerado por ele, como modelo em arborização e paisagismo urbano.

Na manhã da última segunda - feira (01/03), o projeto foi apresentado e aprovado por aclamação e também por unanimidade, pelos vereadores durante reunião realizada no Gabinete da Presidência da Câmara Municipal.

De acordo com diagnóstico realizado recentemente, pela equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Turismo (SEMMADU)- responsável pela elaboração do projeto, diversas situações irregulares foram identificadas em vários pontos da cidade. Dentre as mais comuns, o plantio de espécies inadequadas, plantadas ao longo das gestões passadas, em locais impróprios e comprometendo a visibilidade do trânsito e a iluminação das vias públicas.

Outra situação constatada durante a realização do diagnóstico, e que por sua vez, está comprometendo o aspecto visual da cidade, é o expressivo número de árvores com necessidade de poda, tratamento ou remoção.  Além de outras situações corriqueiras a equipe constatou ainda, a existência de várias vias e órgãos públicos localizados em espaços nobre, porém, ainda sem arborização e ajardinamento.

Conforme cronograma de execução, a primeira etapa do projeto está prevista para ser iniciada no trecho da Rua Corumbiara, entre as Avenidas Niterói e São Luís, no Bairro Olímpico e posteriormente se estenderá em outros pontos da cidade e as comunidades serão mobilizadas.

De acordo com o titular da SEMMADU, Olício Domingos Lopes, o projeto contará com         apoio e a parceria das Secretarias Municipais de Educação e Cultura; Planejamento; Obras e Serviços Públicos, e Coordenadoria Municipal de Trânsito e vários órgãos ambientais e entidades da sociedade civil organizada que já manifestaram interesse em apoiar voluntariamente. Porém, em razão do avanço da pandemia no Estado nas últimas semanas, as próximas ações previstas no cronograma, seguirá às orientações do Comitê de Enfrentamento à Covid–19. 

Fonte: 010 - Assessoria

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias