Quarta-Feira, 03 de Fevereiro de 2021 - 12:25 (Saude)

L
LIVRE

Quatro exercícios que ajudam a aliviar os sintomas da hérnia de disco

Mas afinal, o que é a hérnia de disco e quais são os exercícios que podem aliviar os sintomas de dor? É o que você confere abaixo!


Imprimir página

A hérnia de disco é um problema que gera dores na região da coluna e afeta um grande número de pessoas no Brasil. Estima-se que pelo menos 50% da população mundial já sofreu, sofre ou vai sofrer com dores na coluna.

De acordo com os dados, a dor de coluna está entre as principais causas de afastamento de população ativa do trabalho pelo INSS - Instituto Nacional do Seguro Social. 

Mas afinal, o que é a hérnia de disco e quais são os exercícios que podem aliviar os sintomas de dor? É o que você confere abaixo!

A hérnia de disco

A nossa coluna vertebral possui ossos que chamamos de vértebras, e elas são as responsáveis pelo alinhamento da coluna, além de terem passagem para a medula vertebral. 

E para aguentar o impacto da movimentação que fazemos no nosso corpo, as vértebras possuem entre elas um disco. E é esse disco, chamado de disco invertebral, que é o responsável pela absorção dos impactos - ele tem um núcleo pulposo e um anel fibroso ao seu redor. 

Com a falta de atividade física, sobrepeso, envelhecimento, doenças e até mesmo a postura errada pode fazer com que esse disco saia do lugar - sem romper o anel fibroso. Porém, a hérnia de disco ocorre quando esse anel é rompido e o disco sai da cavidade que o contém. 

Esse rompimento costuma ocorrer mais na cervical e na lombar. Mas não se preocupe, pois há diversos tratamentos de hérnia de disco.

Exercícios para aliviar os sintomas

Ao contrário do que as pessoas pensam, praticar atividade física não é contraindicada para quem tem hérnia de disco, pois ao se exercitar, a pessoa fortalece os músculos.

Mas é preciso se atentar para não fazer exercícios que podem piorar o quadro. Séries de musculação devem ser sempre orientadas por um profissional, por exemplo. 

E há algumas práticas que aliviam o impacto na coluna. Confira algumas delas.

Pilates

Uma das práticas mais indicadas é o Pilates, pois ele trabalha a consciência corporal, alonga e não tem impacto direto na coluna. 

Yoga

O Yoga também trabalha a consciência corporal, com exercícios de postura, alongamento e fortalecimento muscular. 

Aeróbico

Exercícios aeróbicos não são proibidos, mas é importante ter sempre um profissional acompanhando para ver se a intensidade e o volume da atividade escolhida estão corretos. Natação e hidroginástica são os mais indicados.

Fisioterapia

A fisioterapia ajuda não só nos momentos de dor, como para evitá-la. Uma das melhores opções é a RPG - Reeducação Portugal Global, que busca melhorar a postura com uma série de exercícios. 

Tratamentos para hérnia de disco

Além dos exercícios, existem alguns tratamentos que podem aliviar as dores da hérnia de disco. O uso de medicação é o mais comum, e os remédios mais indicados são: 


  • Anti-inflamatórios

  • Analgésicos

  • Relaxantes musculares

  • Remádios anticonvulsivantes

  • Injeções de corticóides 

Além disso, é possível fazer tratamentos naturais, como massagem, uso de ervas naturais e acupuntura. A massagem deve ser feita por profissionais habilitados e com experiência em tratar doenças da coluna. Ela alivia os sintomas, pois alonga e relaxa o músculo.

Já o uso de ervas naturais pode ser feito em emplastros, para temperar alimentos ou fazer chás, como de cravo-da-índia, canela ou erva doce, que têm ação anti-inflamatória. 

A acupuntura é uma outra alternativa de tratamento para hérnia de disco, pois ela ajuda a eliminar a dor usando pequenas agulhas que são colocadas em pontos de pressão e provocam uma ação analgésica. 

Fonte: Assessoria

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias