Sabado, 09 de Janeiro de 2021 - 09:54 (Economia)

L
LIVRE

Auxílio Emergencial poderá ser prorrogado por 3 e 6 meses?

O calendário de pagamentos se encerrou em dezembro, porém, os saques continuam até o dia 27 de janeiro.


Imprimir página

O auxílio emergencial terminou em 29 de dezembro de 2020, e muitos brasileiros ficaram sem saber o que fazer sem o benefício. O calendário de pagamentos se encerrou em dezembro, porém, os saques continuam até o dia 27 de janeiro.

O governo federal já tinha avisado que não iria prorrogar o auxílio emergencial em 2021. Entretanto, muitos parlamentares tem se movimentado para que o benefício possa ser prorrogado ainda em 2021.

Projetos pretendem prorrogar o auxílio

São dois os Projetos de Lei (PL) que estão ganhando apelo popular e pedem a prorrogação do auxílio emergencial mais uma vez.

O primeiro Projeto de Lei 5495/20 de autoria dos senadores Senadores Alessandro Vieira (Cidadania/SE) e Esperidião Amin (PP/SC).

O outro é o Projeto de Lei 5495/20 pretende prorrogar o estado de calamidade pública e os pagamentos do auxílio emergencial até o dia 31 de março de 2021.

O segundo o Projeto de Lei que está tramitando é a PL 5494/20 de autoria dos Senadores Rogério Carvalho (PT/SE) e Paulo Rocha (PT/PA).

Que propõe medidas excepcionais de proteção social a serem adotadas durante o período de recuperação econômica da crise pandêmica, com o retorno dos R$ 600,00 por todo primeiro semestre de 2021.

A medida é relativamente parecida com o auxílio emergencial, ela também é voltada para os beneficiários de baixa renda sendo limitada a dois membros por unidade familiar.

Sendo assim, o objetivo é estabelecer, sobretudo, ações excepcionais de proteção social a serem adotadas enquanto a economia se reabilita.

“É urgente que o Congresso Nacional aprove medidas protetivas […] no caso de prorrogação do estado de emergência de saúde de importância internacional, fato que a cada dia se torna mais provável”, expuseram os parlamentares como justificativa da ação.

Últimos saques disponíveis

A Caixa Econômica Federal está realizando os saques do programa relacionados ao ciclo 5 e ciclo 6 do benefício emergencial.

Confira às datas de liberação: De acordo com o mês de nascimento

Fonte: jornal contabil

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias