Terça-Feira, 22 de Setembro de 2020 - 16:27 (Geral)

L
LIVRE

Vídeo mostra Airbus A330 da Azul fazendo sete pousos e arremetidas em Curitiba

O dia de ontem foi especial em Curitiba com um Airbus A330 da Azul Linhas Aéreas fazendo diversos pousos e arremetendo em seguida.


Imprimir página

A visita especial rendeu sete pousos e sete arremetidas, e foram acompanhadas por diversas pessoas, no aeroporto ou pelo aplicativo de rastreamento de voos FlightRadar24.

O Airbus A330-200 de matrícula PR-AIZ saiu de Campinas (Viracopos) às 09h44 de sábado e fez sete procedimentos de toque e arremetida, que é o pouso seguido de uma decolagem imediata.

No caso o voo foi para certificar a Azul como apta para utilizar o sistema de pouso ILS na Categoria 3, ou simplesmente ILS CAT III.

O ILS é o sistema de pouso mais avançado no mundo, utilizando duas ondas de rádio que, quando se convergem, mostram um caminho seguro para o pouso, permitindo inclusive aproximar com visibilidade zero (CAT IIIC). Estas ondas são captadas por instrumentos a bordo da aeronave, que mostram o caminho para a tripulação e também são interpretadas pelo piloto automático da aeronave, que consegue inclusive fazer o pouso sem interferência humana.

Porém, para realizar o pouso nesta categoria de ILS, que permite pousar em praticamente qualquer condição de visibilidade restrita, é necessário certificar antes a companhia aérea e a tripulação, conforme a Azul fez ontem.

O Aeroporto Internacional de Curitiba foi escolhido por contar com o sistema ILS CAT III, que Viracopos não possui, e por ser menos movimentado que Guarulhos.

Fonte: 010 -aeroin.net

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias