Terça-Feira, 06 de Agosto de 2019 - 16:32 (Geral)

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HONORÁRIOS DA ADVOCACIA E A RELAÇÃO COM O CLIENTE

Assim, é fundamental focar a atuação do escritório não apenas em aspectos técnicos, mas também em um atendimento de qualidade que ofereça transparência e segurança ao cliente.


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Tanto a expectativa quanto a percepção do cliente acerca da advocacia mudaram bastante nos últimos anos. Se antigamente muitos clientes pagavam caro para ter um escritório de renome à frente do seu caso, hoje a maioria está em busca de solução e resultados. Assim, é fundamental focar a atuação do escritório não apenas em aspectos técnicos, mas também em um atendimento de qualidade que ofereça transparência e segurança ao cliente.

Principalmente quando se trata de honorários na advocacia, transparência e segurança são elementos que dos quais nenhum escritório deve descuidar. Afinal, é muito comum observar clientes que recebem faturas cujos valores contrariam suas expectativas, ou ainda, cobram serviços que eles sequer sabiam que eram cobrados.

Situações como estas comprometem o relacionamento com o cliente e podem gerar o rompimento da relação ou mesmo uma sensação de desconfiança bastante negativa. Para evitar esse tipo de desentendimento, é essencial criar padrões oferecendo uma comunicação assertiva ao cliente e contar com as ferramentas certas.

Clareza na forma de cobrança dos honorários

É comum observar dúvidas dos clientes quando recebem uma fatura de honorários. Isso acontece porque nem sempre o cliente tem clareza sobre quais são os serviços cobrados e como será feita a cobrança. Há escritórios que cobram por hora, outros que cobram por diligência.

Para evitar qualquer tipo de desentendimento, é fundamental explicar ao cliente sobre o sistema de cobrança de honorários. Mais do que apenas formalizar em um contrato, ter uma conversa franca antes da sua assinatura é uma excelente maneira de mostrar profissionalismo e transparência. A cobrança de honorários não pode ser um tabu para o advogado.

Descrição precisa dos serviços jurídicos prestados

Outro ponto importante e que garante a transparência na cobrança dos honorários é a descrição precisa de cada serviço que está sendo cobrado. Isso faz com que o cliente entenda quanto tempo foi dedicado ao seu caso e por que aqueles valores estão sendo cobrados. Para enviar faturas precisas, o uso de um bom software jurídico é fundamental. Por meio dessa ferramenta, o advogado pode mensurar exatamente quanto tempo gastou para cada cliente e quais foram as tarefas realizadas em cada caso. Esse tipo de conduta elimina qualquer dúvida e desconfiança.

Precificação correta dos serviços

Para garantir um relacionamento positivo e duradouro, é essencial que o advogado saiba quanto cobrar. Quando os serviços jurídicos custam aquém do que eles valem, o prejuízo também pode acabar afetando o relacionamento com o cliente e gerando uma série de desgastes. Para advogados que não sabem exatamente como precificar seus serviços, o uso de um software para advogados também pode ser uma boa solução. Com a ferramenta, o advogado consegue mensurar o tempo gasto com seus clientes, além de avaliar os custos fixos e variáveis de toda a estrutura da banca. Isso faz com que o profissional avalie com clareza se os valores cobrados de fato cobrem os custos e despesas do negócio.

Excelência no atendimento

O atendimento de clientes é uma das preocupações da maioria dos advogados. Muitos já perceberam que um bom atendimento gera indicações no mercado, além de promover a fidelização. Porém, infelizmente, nem todos os escritórios contam com um time bem treinado. A maioria dos escritórios foca o atendimento nos sócios, o que pode comprometer o relacionamento com o cliente em longo prazo. Na medida em que a cartela de clientes cresce, fica difícil dar a devida atenção a todos.

Para solucionar esse tipo de situação e promover um relacionamento positivo com a clientela, o ideal é treinar a equipe e contar com uma base de dados que forneça todas as informações necessárias. Isso é essencial para que o cliente saiba que tem o devido suporte jurídico sempre que precisar.

Muitos dos problemas relativos ao pagamento de honorários estão ligados à falta de comunicação clara e suporte eficiente ao cliente. Sem dúvida, promover agilidade no atendimento e ter clareza na comunicação é um desafio para qualquer escritório. No entanto, usando as ferramentas certas é possível conquistar bons resultados com menos esforços.

Fonte: Assessoria

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