Segunda-Feira, 27 de Maio de 2019 - 16:43 (Polícia)

L
LIVRE

SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍCIA TÉCNICO-CIENTÍFICA PARTICIPA DA IV JORNADA TECNOLÓGICA E PROFISSIONAL DO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA

Foram tratadas as diversas áreas de atuação do perito criminal, demonstrando que a criminalística é multidisciplinar.


Imprimir página

O estado de Rondônia, por meio da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (Politec), esteve presente, pelo segundo ano consecutivo, no evento promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Rondônia (Ifro), na IV Jornada Tecnológica e Profissional, que ocorreu dos dias 20 a 23 de maio de 2019, no campus Zona Norte de Porto Velho.

O tema apresentado pelo palestrante Danilo Pinheiro de Souza Reis, perito criminal oficial do Estado, foi “O Contexto Profissional e Tecnológico da Perícia Criminal em Rondônia”, oportunidade para demonstrar aos alunos e à comunidade presentes as diversas tecnologias utilizadas pela perícia na busca dos vestígios nos locais de crime. “Apresentamos o organograma básico da Politec/RO, avançando para os objetivos da perícia criminal: autoria delitiva, materialidade do crime e dinâmica do evento,” pontuou Danilo Reis.

Foram tratadas as diversas áreas de atuação do perito criminal, demonstrando que a criminalística é multidisciplinar. Os exemplos abordadas contemplaram as áreas de DNA forense, drogas, acidentes de tráfego, ocorrências de morte, crimes contra o patrimônio, ambientais, cibernéticos, balística, fonética forense e documentoscopia, entre outras.

“O isolamento e preservação da cena do crime, para que não haja contaminação das provas deve ser apresentado à sociedade e, assim, seja desvendado o caso,” finalizou Danilo.

Fonte: 030 - SECOM - GOV/RO

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias