Sexta-Feira, 16 de Fevereiro de 2018 - 11:15 (Saude)

L
LIVRE

UPAS REGISTRAM MAIS DE TRÊS MIL ATENDIMENTOS DURANTE O CARNAVAL

Demanda maior ficou por conta dos pacientes de classificação verde, pouco urgente


Imprimir página

Durante os dias de carnaval, foram registrados 3.086 atendimentos nas unidades de pronto atendimento, de sexta (9) a terça-feira de carnaval (13). A maior quantidade de atendimentos foi registrada na UPA Leste. Foram 1.689 atendimentos sendo 1.288 casos de clínica médica e destes um total de 874 com classificação de risco verde, considerada pouco urgente, de acordo com a classificação adotada pelo programa nacional de humanização do Ministério da Saúde. Também foram registrados dois óbitos: Um na UPA leste envolveu um paciente terminal de câncer e outro, no pronto atendimento Ana Adelaide, uma jovem chegou com parada cardíaca. Entre os casos mais comuns, receberam atendimentos pacientes que apresentavam diarreia, vômito, febre, dor de garganta e pressão alta. Na urgência foram 509 pacientes e na emergência 35 pessoas. Um total de 77 foram atendidos na odontologia e 53 na assistência social. Entre os dias 10 e 13, um total de 10 pacientes deram entrada por traumas causados em acidentes automobilísticos. Também foi registrado um ferido por arma de fogo e outro por arma branca. 27 foram estabilizados e removidos ao Pronto Socorro e Hospital João Paulo II.

Na UPA Sul, foram 1.397 atendimentos entre os dias 9 a 13. Na clínica médica foram 1.170, sendo 393 atendimentos pediátricos. Classificação amarela (urgente) foram 392 e vermelha (emergência) 18. Foram registrados três feridos por agressão física e dois por arma branca. 55 pacientes foram transferidos para o João Paulo II e 9 para o Hospital Infantil Cosme e Damião.

A secretaria de saúde ressalta que todos os servidores da rede, dentre eles profissionais médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmácia, odontólogos, pessoal do Same e laboratório estiveram unidos em uma força tarefa para atender a população em um dos períodos mais movimentados do ano. As escalas foram elaboradas em conformidade com os servidores e apenas uma ausência foi registrada no plantão de domingo.

Ana Adelaide e José Adelino

No pronto atendimento Ana Adelaide, zona norte, nos dias 10 à 14 foram registrados 955 atendimentos. Dentre esses 46 casos foram classificados como urgência e emergência. E 55 foram removidos ao JPII. Já no pronto atendimento José Adelino, zona Leste, de 8 à 13 foram realizadas 234 atendimentos clínicos adultos e 98 pediátricos. Destes números 19 de classificação urgente e 3 de emergência.

SAMU

O serviço de atendimento móvel de urgência realizou 223 atendimentos de 9 à 14/02. As emergências clínicas lideraram os atendimentos, foram 70. Em seguida os acidentes de trânsito com 47 chamados. 4 de obstetrícia, 9 psiquiátrico, 30 de trauma e 63 remoções.

Fonte: 010 - semusa

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias