Segunda-Feira, 30 de Maio de 2022 - 14:41 (Educação)

L
LIVRE

Parceria entre IFRO e UAB irá ampliar a oferta de cursos de pós-graduação e de Pedagogia

Nos cursos de pós-graduação, podem participar os portadores de diplomas em cursos reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação) e que possuam interesse em atuar na Educação Profissional.

Autor - Assessoria

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, por meio da Diretoria de Educação a Distância (DEaD/IFRO), e a Universidade Aberta do Brasil (UAB), em parceria com a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), irão ampliar a oferta de cursos da pós-graduação e da Licenciatura em Pedagogia.

Nos cursos de pós-graduação, podem participar os portadores de diplomas em cursos reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação) e que possuam interesse em atuar na Educação Profissional. Os cursos de licenciatura contemplados na parceria são para os que possuem ensino médio completo. Os primeiros cursos ofertados foram duas graduações iniciadas em 2017: Pedagogia (em andamento), Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados (concluída) e em 2020.2 foi ofertada a Especialização Latu Sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica, também concluída.

Os cursos da UAB são na modalidade EaD (Educação a Distância) e ficam distribuídos nos polos UAB/IFRO. Atualmente são 12 polos, distribuídos nas cidades de Guajará-Mirim, Porto Velho, Ariquemes, Buritis, Chupinguaia, Nova Mamoré, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, São Miguel do Guaporé, Vilhena e Colorado do Oeste. O principal objetivo é a capacitação de servidores do Instituto e profissionais já em atuação.

A partir de julho de 2022, serão abertas vagas na Pós-Graduação em Docência para Educação Profissional e Tecnológica, na segunda oferta do curso. E as Pós-Graduações em Gestão de Instituições Públicas e em Gestão em EaD, que serão ofertadas em 2023. A Licenciatura em Pedagogia terá duas novas ofertas, uma em 2023 e outra em 2024.

A formação de professores para a Educação Profissional e Tecnológica deve ter como pressupostos os saberes a serem levados às salas de aula, oficinas e laboratórios, a construção de um processo educativo transformador da vida daqueles que nele se inserem. No plano pessoal, uma formação que permita ao egresso inserir-se no mundo do trabalho com sua contribuição laboral e reconhecimento profissional. No plano comunitário, pela responsabilidade ética e ambiental em sua atividade técnica; e no plano social, com sua compreensão de que o trabalho é o responsável pela dinâmica da espécie humana, devendo ser reconhecido, respeitado e valorizado, desde o plano econômico ao plano cultural, como construção coletiva da existência de toda a humanidade. Sendo assim, essas ofertas de cursos cumprem as finalidades e objetivos do IFRO em sua oferta educativa.

Segundo a Coordenadora Geral da UAB, Ghueisa Ribeiro, a implementação de programas e ações de formação de professores para a Educação Profissional e Tecnológica é fundamental para o Brasil. “O IFRO tem contribuído de forma significativa para o desenvolvimento da qualidade da educação em Rondônia”, frisa.

Fonte: 010 - Assessoria

Link: http://www.newsrondonia.com.br/noticias/parceria+entre+ifro+e+uab+ira+ampliar+a+oferta+de+cursos+de+pos+graduacao+e+de+pedagogia/201721

News Rondônia