Quarta-Feira, 25 de Maio de 2022 - 15:51 (Artigos)

L
LIVRE

Nesta quarta-feira se encerra o primeiro leilão virtual de artes visuais de Rondônia, com exposição no Shopping

Entre os vários pintores locais está João Zoghbi, que é o organizador e coordenador do evento.

Autor: Itamar Ferreira

A exposição de pinturas está sendo realizada nas dependências do Porto Velho Shopping, em um espaço próximo à entrada principal, em frente ao Chopp Time, com quadros de vários pintores, locais e nacionais, estes com nomes famosos com Aguilar e Tarcila do Amaral.

Foto: Itamar Ferreira

Entre os vários pintores locais está João Zoghbi, que é o organizador e coordenador do evento. O principal destaque da exposição é a realização simultânea de um leilão virtual, o primeiro do gênero em Rondônia. A exposição começou no último dia 10 de maio e terminará às 19h30 desta quarta-feira (25); portanto, os Portovelhenses têm poucas horas para apreciarem os excelentes trabalhos da amostra e fazerem aquisições que certamente terão grande valorização no futuro, além do prazer estético proporcionado por uma boa obra de arte.

Zoghbi, um ‘beradeiro’ nascido às margens do Rio Madeira, tem 63 anos de idade, além de pintor é chargista, escultor e desenhista; tento atuado por 23 anos como jornalista do jornal Diário da Amazônia, de 1994 a 2014, onde foi responsável por um caderno especial voltado à cultura e às artes.

Outro destaque entre os artistas locais é a jovem pintora e escritora Eryle Aguiar, de 19 anos, que está com vários quadros na exposição. Eryle, que é autista e de descendência indígena, é um verdadeiro fenômeno, pois escreveu o seu primeiro livro aos 5 anos de idade, época em que começou a pintar. Atualmente, além de pinturas, ela está finalizando um livro autobiográfico de poemas. Casada com Artur há 2 anos, ela se empenha em desenvolver sua arte, espiritualidade e habilidades para relações interpessoais.

Na visita à exposição na noite desta terça-feira destaco dois fatos: conheci a coleção de quadros da colecionadora R.N. que estava com 11 quadros expostos no evento, de pintores nacionalmente renomados como Aguilar, Tarcila do Amaral, Oliveira e Aldemir Martins; além de obras de conhecidos pintores locais. O outro fato que me emocionou muito foi conhecer o apaixonante trabalho da Eryle, uma autista como um dos meus filhos, o que reforçou ainda mais minha certeza de que o meu filho autista poderá ser tudo o que ele sonhar e quiser ser.

Na foto, no corpo deste artigo Eryle, o autor deste artigo e João Zoghbi, ao lado de um dos quadros pintado pela fenomenal pintora autista, o qual estou interessado em adquirir. Vontade e admiração pela obra não faltam para comprar o sensacional quadro, que já se encontra com pré-reserva para mim.

* Itamar Ferreira é advogado e pai de um maravilhoso e extraordinário filho autista.

Fonte: 030 - Itamar Ferreira

Link: http://www.newsrondonia.com.br/noticias/nesta+quarta+feira+se+encerra+o+primeiro+leilao+virtual+de+artes+visuais+de+rondonia+com+exposicao+no+shopping/201321

News Rondônia