Terça-Feira, 15 de Março de 2022 - 15:50 (Cidades)

L
LIVRE

Prefeitura de Vilhena segue decreto do Estado e desobriga uso de máscaras em ambientes abertos e fechados

Uso continua obrigatório a pessoas com sintomas gripais: campanhas de conscientização serão reforçadas.

No fim da tarde desta segunda-feira, 14, o Governo do Estado publicou o decreto n° 26.970/22, que põe fim à obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes internos e externos. Com o decreto em vigor, será facultativo esse item de proteção contra a covid-19. A decisão foi tomada a partir da verificação de uma tendência de redução nos casos positivos em todo o Estado e uma alta taxa de vacinados com duas doses ou dose única, chegando a mais de 64% da população imunizada. Ao mesmo tempo, a volta da obrigatoriedade do uso de máscara pode acontecer caso os números da pandemia voltem a piorar.

Em Vilhena, após reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, ainda na segunda-feira, 14, ficou decidido que o município irá seguir o decreto estadual. O decreto municipal nº 55.331, desta terça-feira, 15 de março, atualiza as exigências sanitárias, excluindo a necessidade do uso de máscara em ambientes fechados e abertos, exceto para pessoas com sintomas gripais. O decreto pode ser lido a partir da página 8 do Diário Oficial de Vilhena n° 3.442, no link: www.bit.ly/dov3442.

Porém, campanhas de conscientização serão feitas com o intuito de buscar manter práticas de distanciamento social e uso de máscaras quando houver sintomas de gripe, bem como higienização e outras ações preventivas à disseminação do novo coronavírus.

"Em Vilhena, após a reunião com o Comitê e analisando os dados em nosso município, identificamos a possibilidade dessa flexibilização e então ficou decidido que iremos seguir o decreto estadual. Porém, vamos intensificar as campanhas de conscientização. O número de casos ativos é de 136, bem abaixo dos últimos meses, assim como o número de novos casos. Em fevereiro chegamos a ter mais de 2 mil casos confirmados. Agora, graças à vacinação, diferente do que aconteceu no início de 2021, a grande maioria não passou de casos leves, com um número bem menor de internações. Desta forma, podemos passar para uma nova etapa, com menos restrições", explica a secretária municipal de Saúde, Weslaine Amorim.

A secretária lembra ainda que a população continua sendo recomendada pela Saúde municipal e estadual a fazer uso de álcool em gel e que todos com sintomas gripais devem continuar usando máscaras. E, se não usar, não devem entrar em ambientes fechados.

"Na semana passada completou dois anos desde que a Organização Mundial da Saúde classificou a covid-19 como pandemia. Foram dois anos de muita luta. Agora que vemos finalmente os números caindo vertiginosamente, queremos poder fazer desse ato um símbolo de vitória da ciência e da população contra o vírus. Pedimos, ainda assim, que todos mantenham os cuidados básicos, não somente por si, mas pelo próximo. O uso de máscara deixa de ser obrigatório e agora é facultativo, então, se você sentir algum sintoma de gripe ou desejar proteção adicional, faça o uso da máscara. E quem ainda não tomou a vacina, ou está com a segunda ou terceira dose em atraso, vá até o Senac onde está ocorrendo a vacinação e se imunize", disse o prefeito Eduardo Japonês.

Fonte: Prefeitura de Vilhena

Link: http://www.newsrondonia.com.br/noticias/prefeitura+de+vilhena+segue+decreto+do+estado+e+desobriga+uso+de+mascaras+em+ambientes+abertos+e+fechados/195840

News Rondônia