Sexta-Feira, 16 de Dezembro de 2016 - 17:45 (Geral)

L
LIVRE

ACORDO NA JUSTIÇA DO TRABALHO GARANTE NOVA OFICINA ORTOPÉDICA NO HOSPITAL SANTA MARCELINA

'Essa oficina realiza verdadeiros milagres porque deficientes voltam a andar, assim são reinseridos na vida social e produtiva, diminuindo gastos com saúde, previdência e assistência social', afirmou o magistrado.

A Congregação das Irmãs de Santa Marcelina, juntamente com a Justiça do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho (MPT), inauguraram na sexta-feira (16/12), a Oficina Ortopédica do Hospital Santa Marcelina, em Porto Velho (RO).

Localizado no Complexo do Hospital Santa Marcelina, na BR-364, km 17, a construção da Oficina foi fruto de acordo lavrado na 1ª Vara do Trabalho de Porto Velho, onde o Juiz do Trabalho Titular, Ricardo César Lima de Carvalho Sousa, com a indicação do MPT, por meio dos procuradores Adriana Silva Candera, Marcos Gomes Cutrim e Gustavo Freitas, destinaram o valor de R$ 1,5 mi para o empreendimento. A multa aplicada faz parte da mesma ação civil pública em que o Corpo de Bombeiros do Estado de Rondônia também foi agraciado com a doação de um helicóptero, em fevereiro deste ano.

O Juiz do Trabalho Titular da 1ª Vara do Trabalho de Porto Velho, Ricardo César Lima de Carvalho Sousa, representando o TRT 14, destacou em seu discurso o trabalho os mais de 40 anos de serviços dedicados no estado pela Congregação e os benefícios que a nova oficina trará aos pacientes. "A nova oficina proporcionará o aumento da qualidade desses serviços e humanização dos quase dez mil atendimentos anuais e irá oferecer adequadas condições de trabalho para os cerca de 14 profissionais que lá trabalham, na confecção dos 131 tipos de produtos diferentes, sendo 33 tipos de meios auxiliares de locomoção, 65 de órteses e próteses e 33 tipos de produtos para substituições e trocas", ressaltou.

"Essa oficina realiza verdadeiros milagres porque deficientes voltam a andar, assim são reinseridos na vida social e produtiva, diminuindo gastos com saúde, previdência e assistência social", afirmou o magistrado.

Na presença de convidados, colaboradores e pacientes, emocionada, a Diretora do Hospital Santa Marcelina, Irmã Lina Maria Ambiel, fez um retrospecto do trabalho desenvolvido e dificuldades enfrentadas, e agradeceu os representantes da JT e MPT pela destinação, bem como todos os parceiros que até hoje contribuíram e contribuem com o projeto social. A importância da obra para a sociedade e os agradecimentos também foram evidenciados pela Delegada Regional da Congregação, Irmã Rumilda Maria Cesca Longo, e pela Diretora Presidente da Rede de Saúde Santa Marcelina, Irmã Rosane Ghedim.

Já o Procurador-Chefe do MPT, Marcos Cutrim, enalteceu a liderança e o papel exercido pela Irmã Lina, na condução dos trabalhos. "São pessoas como você, Irmã Lina, que o país precisa, de pessoas honestas e de credibilidade", destacou ao reconhecer na sequência a atuação da Procuradora Adriana e o Juiz Ricardo César que, juntos, deram uma enorme contribuição para a sociedade rondoniense este ano.

"Essa obra só foi possível porque a JT e o MPT puniu quem não quer cumprir a lei. Infelizmente, o que estamos vendo é uma tentativa de enfraquecimento do Ministério Público e o Judiciário Brasileiro de forma revanchista para que decisões como esta não sejam concretizadas", desabafou o Procurador.

O responsável técnico da Oficina Ortopédica, Elizam do Carmo de Oliveira, também aproveitou para agradecer as instituições, parceiros e colaboradores presentes. Em seguida, o paciente Sebastião Pereira, que veio do Ceará para se tratar na unidade, após perder parte da perna esquerda por conta de uma diabetes, falou de sua experiência deixou uma mensagem de esperança para os outros. "Para quem perdeu a perna, levante a cabeça que você vai voltar a andar na viação canela", brincou.

A solenidade de inauguração fechou com uma oração final e benção de um sacerdote da Arquidiocese de Porto Velho junto às instalações, e a apresentação do Coral Santa Marcelina.

Fonte: 015 - trt 14

Link: http://www.newsrondonia.com.br/noticias/acordo+na+justica+do+trabalho+garante+nova+oficina+ortopedica+no+hospital+santa+marcelina/84600

News Rondônia