Terça-Feira, 29 de Novembro de 2016 - 10:27 (Geral)

L
LIVRE

VOLUNTÁRIOS DA OPERAÇÃO SORRISO COMPLETARÃO A MARCA DE 5 MIL PACIENTES OPERADOS NO BRASIL

O fato histórico acontecerá durante o Programa Humanitário de Porto Velho. Ao todo, somente nesta missão, 70 pacientes serão contemplados com cirurgias gratuitas para correção de fissuras labiopalatinas

A Operação Sorriso tem motivos de sobra para comemorar: durante o Programa Humanitário na cidade de Porto Velho, que acontecerá de 5 a 10 de dezembro, os voluntários completarão a marca de 5.000 pacientes operados. Em quase 20 anos atuando no país, a organização já atendeu pacientes em 13 Estados.Pela terceira vez na capital rondoniense, voluntários de diversas regiões do Brasil e também de outros países, como Estados Unidos, Suécia, Peru, Paraguai e Bolívia se preparam para realizar 70 cirurgias gratuitas em pacientes com fissuras labiais (lábio leporino) e/ou palatais (fenda palatina).

A seleção acontecerá no dia 5 de dezembro no Hospital Santa Marcelina (Rod. BR-364, KM 17 – Zona Rural), a partir das 8h. As cirurgias serão realizadas de 7 a 10 de dezembro, na mesma instituição de saúde. Para participar, é necessário apenas comparecer ao local no dia indicado levando documentos de identificação do paciente e também do responsável. Pacientes e mais um familiar que residam fora de Porto Velho poderão solicitar hospedagem gratuita no dia da seleção. A Operação Sorriso também oferecerá transporte do local da hospedagem ao Hospital Santa Marcelina, além da alimentação sem custo.

“Estamos muito felizes, pois, em apenas três anos atuando em Porto Velho, conseguimos mobilizar a Secretaria de Saúde e um Núcleo de Atendimento está se formando. Nesse programa humanitário já será possível treinar os profissionais que irão atuar no Núcleo, bem como as fonoaudiólogas de outras cidades que estão vindo a Porto Velho especialmente para este treinamento. Essa parceria não tem preço, pois sabemos que contribuiremos com as cirurgias, além disso, os pacientes receberão tratamento continuado e os bebês que nascerem serão encaminhados para esse Núcleo de Atendimento para receberem as orientações e aguardarem o nosso retorno”, diz Ana Stabel, diretora-executiva da Operação Sorriso.Atendimento continuado

No dia 5 de dezembro, os voluntários da Operação Sorriso realizarão a avaliação pós-operatória dos pacientes que fizeram a cirurgia para a correção de fissuras no programa humanitário ocorrido no ano passado. O local será no Hospital Santa Marcelina.

Programa Educacional para profissionais de saúde

Além das cirurgias, o programa humanitário contará com atividades paralelas com cunho educacional. No dia 6 de dezembro, às 8h30, um time de voluntários da Operação Sorriso ministrará a palestra “O paciente fissurado: um olhar multidisciplinar”, com temas nas áreas de Psicologia, Enfermagem, Genética, Pediatria, Cirurgia Plástica, Anestesia, Odontologia e Fonoaudiologia.  Aberto a estudantes e profissionais de saúde, o evento acontecerá no Rondon Palace Hotel (Av. Governador Jorge Teixeira, 491 – Bairro Nossa Senhora das Graças). Para participar, é necessária apenas a doação do 1 litro de leite em caixa.

A organização também promoverá treinamentos específicos para fonoaudiólogos e psicólogos.  No dia 6 de dezembro, das 11h às 18h (com pausa para o almoço às 13h), a fonoaudióloga Daniela Barbosa ministrará o curso “Avaliação da fala e voz no paciente com fissura labiopalatina” e a psicóloga Jane Cherem treinará profissionais durante o curso “Atuação do psicólogo no ambulatório: questões conceituais e clínicas com estudo de caso”. Ambos acontecerão no Rondon Palace Hotel.

Já no dia 7 de dezembro, o treinamento de Fonoaudiologia continuará no Hospital Santa Marcelina, das 8h às 12h. E de 7 a 9 de dezembro, acontecerá o curso voltado para psicólogos, na mesma instituição de saúde, a partir das 8h.

Os apoiadores têm papel fundamental

A Operação Sorriso é patrocinada por empresas com Azul Linhas Aéreas, Johnson&Johnson, Temasek, White Martins, Abbvie, Alshop, Amend, Aumund, Bionexo, Bradesco Seguros, Citi, Associação Citi Esperança, Comerc, Contém 1g, Cristália, Day Pharma, Elavon, Icatu Seguros, iZettle, Medtronic, Pepsico, Rotary Club, Schivartche Advogados, Seteco, Staples, Tennis Station, Way Models e Approach Comunicação.

A Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial (ABCCMF), Projeto Genoma, Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), Secretaria Municipal de Saúde/Sesau e Hospital Santa Marcelina também são parceiros da organização. Veja a lista completa no site operacaosorriso.org.br.

Sobre a Operação Sorriso

A Operação Sorriso é a maior organização médica voluntária do mundo. Reúne profissionais de 60 países para ajudar exclusivamente a pessoas portadoras de deformidades faciais, especialmente lábio leporino e fenda palatina. Em quase 35 anos de trabalho, já transformou a vida de mais de 240 mil crianças.

No Brasil, as ações tiveram início em 1997 e já foram realizados mais de 94 mil exames e avaliações especializadas e mais de 4,9 mil cirurgias em treze estados brasileiros.

Só em 2015, a organização realizou mais de quatro mil avaliações médicas e ultrapassou o número de 220 cirurgias. Tudo gratuitamente, devolvendo a dignidade, funcionalidade e autoestima para milhares de pacientes.  Neste ano, Mossoró, Santarém, Fortaleza e agora Porto Velho receberam a equipe de voluntários da Operação Sorriso.

Para ajudar

Quem quiser ajudar pode fazer doações em dinheiro (que facilitam compras em grande quantidade): site

Doações para Operação Sorriso podem ser feitas direto em conta:

Associação Operação Sorriso do Brasil

CNPJ: 08.691.563/001-85

Banco Itaú – 341

Ag: 8729 C/C: 23082-4

Comunicar depósito através do e-mail: contato@operationsmile.org

Relatórios financeiros disponíveis no site

*As empresas também podem apoiar a Operação Sorriso com recursos financeiros, humanos ou contribuições em espécie ou através de parcerias corporativas.

Fonte: Vanessa Rodrigues - Approach

Link: http://www.newsrondonia.com.br/noticias/voluntarios+da+operacao+sorriso+completarao+a+marca+de+5+mil+pacientes+operados+no+brasil/83690

News Rondônia