Quinta-Feira, 10 de Novembro de 2016 - 08:51 (Cidades)

L
LIVRE

SEMINÁRIO RURAL VAI REUNIR 500 PRODUTORES DE CINCO CIDADES

Evento começou nesta quarta-feira e vai até sexta com palestras e oficinas

JARU; Autoridades, produtores, dirigentes de cooperativas, representantes de sindicatos e seguimentos organizados participaram da abertura do Seminário Rural de Jaru. O evento, que começou nesta quarta-feira, deve receber mais de 500 pessoas até a próxima sexta-feira (11), moradores da cidade e de municípios vizinhos como Theobroma, Governador Jorge Teixeira e Vale do Anari. O encontro é promovido pelo Sebrae em Rondônia em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento do Estado de Rondônia, Suder, e acontece na praça em frente à escola estadual Capitão Silvio de Farias, no centro da cidade.

Durante os três dias estão marcadas palestras e oficinas que abordam temas como: produção do café e cacau clonal, gestão de propriedade rural, linhas de créditos disponibilizadas pelas instituições bancárias, como negociar a produção, liderança, legislação sanitária, hortifrutigranjeiros, agroindústrias, piscicultura, controle do dinheiro, empreendedorismo, manejo, pastagem e nutrição, reprodução de bovinos leiteiros, controle sanitário dos bovinos, melhoramento genético e custos da produção.

De acordo com a analista técnica do Sebrae em Ariquemes, Maria Cristina, o objetivo do seminário é passar o maior número de informações possível para os produtores rurais para, que além de melhorar a qualidade na produção, o fazer com que ele encontre as melhores formas de comercializar os produtos.

“A intenção do Sebrae e da Suder é disseminar informação técnica, tecnologia, inovação e gestão rural para esses produtores e para as novas gerações do campo, como uma maneira de profissionalizar a atividade rural. Para nós, toda propriedade rural é uma pequena empresa que movimenta a roda do agronegócio”, afirmou.

Miguel Pereira é dono de uma propriedade na linha 632 em Jaru. Ele conta que há 40 anos mora no campo e sempre produziu café e cacau, mas que lembra que nem sempre a atividade foi fácil. “Eu não conhecia algumas técnicas que aprendi aqui no seminário. Meu objetivo é implementa-las agora, produzir mais e claro, vender mais”, argumenta.

Em Rondônia há trinta anos, seu Valmir cultiva café, pimenta do reino e cria gado. Ele disse que depois que passou a participar de palestras e seminários como esse realizados pelo Sebrae, deixou de vender para os atravessadores e aumentou o lucro na venda direta da produção.  “No começo a gente vendia os intermediários. Entendemos que poderíamos pular esse processo e vender direto”, destacou.

O seminário conta com o apoio da Sala do Empreendedor em Jaru e Vale do Anari, da Emater, da Idaron, da Seplac, o Banco da Amazônia, o Banco do Brasil, a Sedam, a Sepog e a UNIR.

Fonte: Denis Pinto De Farias

Link: http://www.newsrondonia.com.br/noticias/seminario+rural+vai+reunir+500+produtores+de+cinco+cidades/82683

News Rondônia