Segunda-Feira, 27 de Junho de 2016 - 16:02 (Cidades)

L
LIVRE

SINDSBOR CONCLAMA FILIADOS EM MACHADINHO NA LUTA PELOS DIREITOS DOS SERINGUEIROS E POR PEC 320

Entre os assuntos mais importante e discutido na pauta do encontro, a assembleia tratou sobre o Processo Judicial de Indenização dos Soldados da Borracha e Herdeiros que se encontra em tramitação no STJ

O Sindicato dos Soldados da Borracha e Seringueiros do Estado de Rondônia – SINSBOR/APAR, com base territorial nos quatro Estados da região amazônica, realizou no último sábado (25), em Machado do Oeste, assembleia geral com os filiados daquela localidade

Durante a reunião com a categoria residente naquele município, o Vice-Presidente George Telles( Carioca), com o suporte da assessoria e dos membros da diretoria do SINDSBOR, levou diversas informações e esclarecimentos aos soldados da borracha e familiares em Machadinho.

Entre os assuntos mais importante e discutido na pauta do encontro, a assembleia tratou sobre o Processo Judicial de Indenização dos Soldados da Borracha e Herdeiros que se encontra em tramitação no STJ. Segundo o sindicalista Carioca, esse será um dos temas mais importantes a serem debatidos na próxima audiência em Brasília, com o Geddel Vieira Lima, Ministro chefe da casa civil. “Queremos logo uma resolução”, disse determinado o sindicalista.

George Telles ressaltou também durante a assembleia, a importância dos filiados manterem as suas mensalidades em dia e anunciou os  convênios que os filiados serão comtemplados com acesso a medicamentos em farmácia e serviços deótica, a preços reduzidos.

SINDSBOR-APAR inaugura nova sede

A mudança do Sindicato para a nova Sede administrativa na Rua Henrique Dias n ° 325 no centro da cidade de Porto velho, foi uma grande conquista da entidade sindical e teve o apoio do Governador Confúcio Moura,  na  cessão do prédio.

“Visto o reconhecimento do nobre governador,  ser esta instituição representante fiel de  uma categoria de trabalhadores  que estão na base  de formação do povo rondoniense. Estes filiados são os remanescentes históricos do segundo ciclo da borracha que constitui a mais importante fase da construção econômica e social do Estado de Rondônia”, avaliou George Telles.

Seringueiros na “ativa”

A Filiação dos seringueiros que estão ativos nas reservas em Machadinho do oeste também foi tema de debate durante a assembleia. “Ainda existem muitas reservas extrativistas de borracha, e consequentemente, muitos soldados na “ativa”. Por isso, o sindicato irá lutar para a efetivação da PEC 320/2008, que regulariza a profissão”, salientou o vice-presidente do SINDSBOR.

De acordo com Telles, a equipe técnica do Sindicato e o setor jurídico estão trabalhando arduamente na melhoria do salário desses seringueiros, para que estes pioneiros alcancem uma aposentadoria digna. “É o mínimo que se espera do governo federal, em reconhecimento ao valoroso trabalho prestado por estes homens, à nação brasileira”.

Mudança na PEC 320

“Não aceitaremos da maneira como foi formulada a PEC 320, que ainda está tramitando no Congresso. Estamos em diálogo  com o deputado Federal Garçon, que é o relator da PEC do Seringueiros, e o Sindicato irá apresentar uma proposta  para modificar o texto atual, pois não é justo que eles recebam  somente um salario mínimo ao se aposentar”, criticou  o sindicalista.

Audiência em Brasília

De acordo com George Telles, o SINDSBOR/APAR, aguarda confirmação de audiência para o próximo mês, com o Geddel Vieira Lima, Ministro chefe da casa civil. Na pauta estabelecida pelo sindicato para a reunião, além de importantes reivindicações para a categoria, esta o pedido urgente da aprovação da PEC 320, que trata da regulamentação da profissão dos Seringueiros,

 

Fonte: assessoria

Link: http://www.newsrondonia.com.br/noticias/sindsbor+conclama+filiados+em+machadinho+na+luta+pelos+direitos+dos+seringueiros+e+por+pec+320/76649

News Rondônia