Terça-Feira, 01 de Março de 2016 - 09:42 (Saude)

L
LIVRE

ZIKA DEVE ATINGIR O BRASIL TODO, MAS COM IMPACTO MENOR, DIZ DIRETOR DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

Uma vez que a doença tem sintomas leves e a maioria dos infectados nem sequer procura os serviços de saúde.

Sem barreiras físicas para conter o mosquito Aedes aegytpi, o Ministério da Saúde já admite que a epidemia de zika irá atingir todo o País. A expectativa, no entanto, é que, com o combate intenso que está sendo feito aos focos do mosquito e com as novas informações que surgem sobre as consequências da infecção pelo vírus, a epidemia não seja tão severa como aconteceu nos Estados do Nordeste no ano passado.

O número exato de casos de infecção pelo zika não é certo no Brasil, uma vez que a doença tem sintomas leves e a maioria dos infectados nem sequer procura os serviços de saúde. O que se sabe hoje são quantas pessoas têm complicações em função da transmissão do zika, já que os testes para detectar a presença do vírus só estão disponíveis para alguns casos na rede pública. Na rede privada não há cobertura pelos planos de saúde.

Além do Brasil, a epidemia de zika está presente com transmissão local em outros três continentes, Ásia, África e Oceania, o que a torna uma pandemia.

Fonte: r7

Link: http://www.newsrondonia.com.br/noticias/zika+deve+atingir+o+brasil+todo+mas+com+impacto+menor+diz+diretor+do+ministerio+da+saude/71063

News Rondônia