Quinta-Feira, 29 de Julho de 2021 - 09:25 (Coronavírus)

L
LIVRE

Certificado de conclusão de vacinas contra a covid-19 já pode ser emitido no ConecteSUS

Mesmo não existindo uma normativa internacional já publicada, países como a Suíça, aceitam o Certificado Brasileiro de Vacinação como comprovante válido no seu território.

Está disponível pelo endereço https://conectesus-paciente.saude.gov.br/ certificado para quem concluiu a as duas etapas de vacinação a contra a Covid-19. Para fazer a busca basta ir ao ConecteSUS Cidadão. Na aba “Vacinas” o cidadão encontrará um box com informações que relacionam as doses aplicadas.

Quando a pessoa completa seu processo vacinal e o estado ou município onde tomou as doses informa à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), é atualizado em sua Carteira de Vacinação Digital o campo para a emissão do certificado.

Além de apresentar informações com dados cadastrais do vacinado, é possível encontrar informações sobre as doses de vacinas administradas, a data e o horário da emissão do certificado e dados de autenticação do certificado, composto por um QRCode e um código de 16 dígitos.

Mesmo não existindo uma normativa internacional já publicada, países como a Suíça, aceitam o Certificado Brasileiro de Vacinação como comprovante válido no seu território.

O certificado pode ser encontrado de duas formas, mas para isso é preciso fazer o download do aplicativo ConectSUS ou acessar a versão web. O próximo passo é a criação do login no Gov.br pelo seu CPF. Com o aplicativo logado, basta acessar a Carteira de Vacinação Digital pelo ícone “vacinas”.

A Carteira de Vacinação Digital apresenta a visualização das doses da vacina contra a Covid-19 já tomadas. Ela também pode ser emitida em PDF e através de código numérico ou QRCode. A diferença para o Certificado é que a Carteira de Vacinação Digital receberá, de forma gradativa, o histórico das demais vacinas recebidas e lançadas pelo Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (SIPNI).

Fonte: NewsRondonia

Link: http://www.newsrondonia.com.br/noticias/certificado+de+conclusao+de+vacinas+contra+a+covid+19+ja+pode+ser+emitido+no+conectesus/179378

News Rondônia