Quarta-Feira, 28 de Julho de 2021 - 15:23 (Coronavírus)

L
LIVRE

Semusa orienta público a buscar os pontos de vacinação: 2ª dose é aplicada desde o início da semana

No mesmo local acontece a aplicação da 2ª dose da AstraZeneca (apenas para trabalhadores da Educação mediante comprovante de serviço) e com a 1ª dose tomada no dia 12/06/2021.

Teve início nesta semana a vacinação do público com idade a partir dos 29 anos +. Para esse pessoal a vacinação acontece na Faculdade Fimca mediante cadastro no aplicativo “Sasi”. É preciso ter mãos documento com foto, CPF e cartão do SUS. O horário de imunização segue das 9h às 16h.

2ª dose dos imunizantes

Na Faculdade São Lucas (campus II), no bairro Mato Grosso, a imunização para as pessoas agendadas vem ocorrendo de maneira tranquila. “Vim tomar a 2ª dose do imunizante CoronaVac completando o meu quadro vacinal. Como na primeira dose, esse é mais um momento de felicidade”, comemora o empresário que preferiu não se mostrar.

Exemplo de compromisso, o empresário fez justamente o que a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) espera daqueles que tomaram a 1ª dose. Até junho os faltosos representavam mais de 2 mil pessoas em Porto Velho. A coordenação de Imunização da Semusa vem alertando esses cidadãos para que procurem os postos o quanto antes.

“Ainda que fora do prazo é necessário ir a um dos pontos e tomar a vacina”, esclarece Elizete Gomes. No cartão de vacinação, após a aplicação da 1ª dose explica corretamente a data de retorno. Basta atenta-se.  

Aplicação da 2ª dose

Na terça-feira, (27), na Faculdade São Lucas (campus II), iniciou a aplicação da segunda dose da vacina Pfizer ao público em geral que tomou a 1ª dose no dia 07/05/2021. E gestantes que receberam o imunizante em 27/05/2021. 

No mesmo local acontece a aplicação da 2ª dose da AstraZeneca (apenas para trabalhadores da Educação mediante comprovante de serviço) e com a 1ª dose tomada no dia 12/06/2021. Vacinados com a CoronaVac no dia 29/06/2021 também devem procurar o ponto de vacinação para aplicação da 2ª dose.

Até a semana passada, Porto Velho contatava com 249.849 pessoas com os imunizantes em dia. Enquanto que 208.165 com a 1ª dose. A expectativa é que o número avance, já que a capital conta com 52% da população com mais de 18 anos com a primeira dose e 16% com as duas doses.

Por aqui o receio é a chegada da variante “Delta”, identificada na Índia, causa principal das milhares de mortes no país.  A variante do SARS-CoV-2 já foi identificada no Brasil, Argentina, Chile, Cuba, Equador, México e Peru. A doença também já foi detectada em 92 país, a variante se destaca uma capacidade maior de contágio. Cientistas afirma, a variante infecta mais facilmente, com maior risco de hospitalização.

Fonte: NewsRondonia

Link: http://www.newsrondonia.com.br/noticias/semusa+orienta+publico+a+buscar+os+pontos+de+vacinacao+2+dose+e+aplicada+desde+o+inicio+da+semana/179328

News Rondônia