Segunda-Feira, 26 de Julho de 2021 - 14:29 (Cidades)

L
LIVRE

Emoção e alegria: pacientes da Central Covid-19 de Vilhena ganham momento de descontração com profissionais de saúde

"Arraiá" interno promoveu diversão para alívio dos enfermos em isolamento, veja fotos.

O choro de apreensão foi substituído recentemente na Central de Atendimento à Covid-19 em Vilhena pelo choro de alegria e satisfação. O Núcleo de Psicologia do Hospital Regional de Vilhena (HRV) promoveu de maneira interna, somente para os pacientes em isolamento, o "Arraiá com Covidados", que gerou momentos de descontração entre profissionais de saúde e os internados no local. Por um breve momento, com protocolos de segurança, alguns familiares puderam também ver os pacientes no local, enquanto outros puderam receber alta.

"A ideia dessa intervenção com humanização é trazer uma mudança positiva na rotina deles. Promover a interação entre equipe, paciente e familiar, levando alegria em meio a tantas injeções, tantos medos e paradigmas sobre a doença. Esse reencontro da família fortalece o vínculo e revigora as energias deles", garante a psicóloga residente Thais Priscila.

A paciente Anderleia Garcia elogiou o trabalho. "Eu achei maravilhoso, porque quando a gente vem aqui pra dentro, a gente pensa que não volta mais. Eu tive esse medo porque a minha irmã veio primeiro que eu e a gente fica emocionado, com medo de passar mal, mas é muito gratificante ver as pessoas que a gente gosta perto", afirma.

Para Ana Campos, também internada na Central, não foi diferente. "Olha, eu comentei com uma psicóloga: é de suma importância eventos como esse, porque quando eu ouvi dizer que iria ter um arraiá fiquei imaginando como isso me traria algo de bom, e hoje eu digo que tá fazendo bem pro corpo e pra alma", conta.

De autoria das residentes Thais Priscila, Bruna Suyane, Kieltriany de Lima e Mayara Bianchi, a ação teve como preceptora a assistente social Eliane Beatto e como orientadora a psicóloga Diene Nepomuceno. "Nessa iniciativa ficou clara a importância e o cuidado integral que temos com nossos pacientes, em vários aspectos, porque a equipe de profissionais de forma extremamente carinhosa acolheu eles e fizemos um aconchego, trazendo saúde mental para todos", revela a médica da Central, Daniela Oliveira.

Durante o evento foram realizadas dinâmicas como: "Correio Elegante Fora Covid", na qual os pacientes escreveram cartas que serão enviadas aos destinatários, "Barraca do Abraço de Braços Dados Com Quem eu Amo", consistindo em capotes de plástico que permitiram aos familiares abraçarem os internos sem correr risco de contaminação, "Acerte ao Alvo Tiro ao Covid", englobando parede de vidro com alvos, dardos e premiações, bem como a dinâmica "Parede das Memórias Central Covid-19 de Vilhena", composta por um painel com fotos da trajetória da equipe com linha do tempo.

Registrado pela Secretaria Municipal de Comunicação, a iniciativa pode ser conferida nas fotos desta matéria e em vídeo no link: www.facebook.com/1684247511623423/videos/147036797454124.

Fonte: Prefeitura de Vilhena

Link: http://www.newsrondonia.com.br/noticias/emocao+e+alegria+pacientes+da+central+covid+19+de+vilhena+ganham+momento+de+descontracao+com+profissionais+de+saude/179092

News Rondônia