Sexta-Feira, 23 de Julho de 2021 - 14:40 (Meio Ambiente e Ecologia)

L
LIVRE

PONTA DO ABUNÃ - Acampamento Verde inicia jornada de dez dias com ações integradas pelo Meio Ambiente

Um grupo de 50 pessoas vai fazer o trabalho durante dez dias.

A Prefeitura de Porto Velho participa do movimento Acampamento Verde, que leva trabalho integrado e articulado aos distritos da região de Ponta do Abunã com políticas públicas de desenvolvimento socioambiental. A jornada iniciou na manhã desta sexta-feira (23). Um grupo de 50 pessoas vai fazer o trabalho durante dez dias.

Órgãos e instituições participam das iniciativas do movimento. A Ponta do Abunã é formada por distritos localizados na divisa com o estado do Acre. Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), Alexandro Miranda Pincer, uma estrutura foi montada para atender os moradores dos distritos.

“Levamos atividades de educação ambiental, que ganham importância pelo momento de pandemia e da estiagem na região, tempo propício para a ocorrência das queimadas”, disse.

Os fiscais da Sema vão orientar o manejo de pastagem sem necessidade de fogo nos distritos de Vista Alegre, Extrema e Nova Califórnia.

A campanha contra as queimadas “COVID MATA. Queimada e COVID matam muito mais” é desenvolvida desde março deste ano, no âmbito do município. Neste período foram anotadas mais de 150 denúncias de queimadas.

A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur) vai levar iniciativas de cidadania como a emissão de documentos e informações sobre benefícios sociais. A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) será responsável por exames de tipagem sanguínea, glicemia, testes rápidos de sífilis, HIV, hepatite e Covid-19. A Superintendência Municipal de Integração e Desenvolvimento Distrital (SMD) dará suporte às ações.

PLANO

O Acampamento Verde faz parte do Plano Integrado de Prevenção e Combate a Queimadas e Incêndios Florestais do Governo do Estado.

Participam do Acampamento Verde a Prefeitura de Porto Velho, Emater, Corpo de Bombeiros Militar, Eletrobrás e o Grupo Ser Educacional.

Fonte: 010 - SMC - Superintendência Municipal de Comunica

Link: http://www.newsrondonia.com.br/noticias/ponta+do+abuna+acampamento+verde+inicia+jornada+de+dez+dias+com+acoes+integradas+pelo+meio+ambiente/178928

News Rondônia