Segunda-Feira, 05 de Julho de 2021 - 17:18 (Geral)

L
LIVRE

Clínica Escola realiza exames clínicos gratuitos em Rolim de Moura

A iniciativa realiza consultas de segunda a sexta-feira com professores e alunos da Estácio.

Mais importante que ir ao médico em casos urgentes, o cuidado com a saúde deve partir das questões mais básicas, como consultas e check-ups rotineiros. Pensando nisso, o projeto "Clínica Escola na Sociedade" visa atender a população de Rolim de Moura com exames clínicos diversos e acompanhamento nutricional. As avaliações acontecem na Estácio FSP, de segunda a sexta-feira, com pré agendamento.

Segundo o professor Valcleir Marinho, que trabalha junto à Coordenação do curso de Farmácia e Biomedicina, a iniciativa surge como um desafio para a universidade, a fim de oferecer à população atendimentos de qualidade e ajudar na prevenção de doenças mais sérias. "O projeto tem um viés muito positivo, pois conseguimos atingir nichos mais carentes e que precisam desse cuidado específico", ele explica.

A "Clínica Escola na Sociedade" consiste em avaliações de anamnese, ou seja, do histórico clínico do paciente, bem como de função renal, glicemia e exames de urina. Caso haja algum resultado alterado, a equipe de atendentes encaminha a pessoa para médicos e um acompanhamento mais especializado. "Por exemplo, quando um exame traz a glicemia alterada, a equipe de nutrição entra em cena e ajuda o paciente na questão nutricional", destaca o professor.  

Atualmente, cerca de 20 integrantes, entre professores e alunos da Estácio FSP, atuam na realização das consultas e exames. O atendimento é realizado por equipes dos cursos de nutrição e farmácia, tendo em vista que o projeto costuma acontecer no período do estágio de análises clínicas, e ocorre diariamente.

"Este projeto nos permite fazer uma ponte entre pesquisa, ensino e extensão dentro da Estácio. Com a ação, conseguimos gerar resultados e as práticas clínicas levam o acadêmico a estudar cada paciente como um caso clínico, garantindo aos discentes um aprendizado e desenvolvimento de excelência", afirma Valcleir.

Orientações - Para realização do exame, é necessário agendar com um dia com antecedência. Exclusivamente em alguns sábados alguns atendimentos são realizados, também seguindo a agenda da equipe. É importante que a pessoa interessada leve consigo documentos de identificação com foto e, caso o paciente seja menor de idade, é crucial que seja acompanhado pelo responsável legal.

Para coleta de sangue e exame de glicemia, o indivíduo deve estar de 8 a 10 horas de jejum. De acordo com o professor Valcleir, mesmo que o procedimento não seja usado como diagnóstico final da doença de diabetes, ele pode ser "um sinalizador primário dessa e de outras doenças". Em geral, os resultados estão disponíveis após 36 horas de estudo. O atendimento na clínica ocorre de acordo com as normas de segurança sanitária vigentes e o uso da máscara é obrigatório.

Fonte: Assessoria

Link: http://www.newsrondonia.com.br/noticias/clinica+escola+realiza+exames+clinicos+gratuitos+em+rolim+de+moura/177100

News Rondônia