Segunda-Feira, 17 de Maio de 2021 - 11:16 (Eventos)

L
LIVRE

Semana Jurídica da UNIRON abordou temas contemporâneos

Evento foi marcado por amplos debates

Na primeira semana deste mês, foi realizado a XVII Semana Jurídica pelo curso de Direito da UNIRON, onde foi abordado o tema “Desdobramentos da Pandemia e o (Des)Respeito à Constituição: Para onde estamos caminhando?”. Durante 5 noites e 2 tardes, de maneira virtual, foram debatidos assuntos inerentes a temática acima, envolvendo diversos palestrantes de várias áreas do conhecimento, tanto em âmbito regional, quanto nacional, o que permitiu disseminar aos participantes, opiniões contraditórias, sempre mantendo um alto nível nas discussões, para que pudesse enriquecer o conhecimento da comunidade acadêmica num assunto tão pertinente e contemporâneo. A inovação ficou por conta da realização da Mostra Científica, onde os interessados puderam apresentar trabalhos científicos.

Para Lucas Rugério Diógenes, que está iniciando no curso, ficou satisfeito em participar do evento. Segundo o calouro, “Os palestrantes Cláudio Ramos Frederico Afonso concederam um verdadeiro show de apontamentos, problematizações, muito bem fundamentadas juridicamente, além do que, vivenciadas dentro do campo de atuação de cada um. Há que se referenciar também, a maestria do mediador de um dos debates, Professor Fábio Roberto, que, a cada fala repassava informações aos acadêmicos, indo ao encontro de cada argumento sob uma perspectiva diferente. Parabenizo também a Direção e ao Coordenador do curso, Professor Cesar Jacques, pelo empenho com a qualidade da formação de seus discentes que a tanto tempo a UNIRON forma em Porto Velho”.

A caloura Beatriz Gomes de Souza, gostou principalmente de assistir o filme “O Contágio. Segundo a jovem, “Este filme mostra um pouco do que estamos vivendo nos dias atuais, uma epidemia mortal invade a cidade e os médicos tem que correr contra o tempo para identificar esse vírus. E depois seguiu com debate sobre o mesmo, apontando os principais pontos, trazendo-os para os dias atuais. Já a palestra maravilhosa com os Professores Gilberto Calil e Flávio de Leão, onde ambos apontaram os dados sobre o novo Corona vírus e levantaram a questão sobre a responsabilidade do Estado brasileiro na gestão da pandemia: acerto ou crime internacional? Em síntese, a Semana Jurídica foi muito enriquecedora, já que aconteceram debates sensacionais com palestrantes de diferentes áreas e com pensamentos diferentes. Cada palestra foi um show e eu só aprendi, adquiri muito conhecimento e sai com pensamento diferente. Tenho certeza que quem participou amou e saiu com novas opiniões e aprendizados. Já estou ansiosa para a próxima”.

Para a acadêmica do 2º período, Thais Bruna Caetano Correa, após passar os dias da Semana Jurídica, a mesma ficou com uma agradável sensação de momentos bem vividos, de trocas afetivas, conhecimentos, muita energia e disposição para tocar a frente os estudos. Ela agradece a todas as pessoas queridas do núcleo técnico, e, em especial ao Coordenador Cesar, o carinho, reconhecimento e agradecimento pelo trabalho competente e dedicado que foi realizado que proporcionou a todos, oportunidades únicas de ampliar o nosso saber”.

“Foi um aprendizado inesquecível na minha vida profissional a Semana Jurídica, pois os palestrantes abordaram vários assuntos, mais o principal e mais marcante foi sobre a pandemia do Corona vírus, aonde foram discutidos erros e acertos do governo federal. Os debates com palestrantes que não tem ideologia política, reforça muito o aprendizado dos alunos, pois abre um caminho de ideias que poderiam ter sido feitas no Brasil, evitando várias mortes e destruições de lares.” Com esse entendimento, Erique Rodrigues Marques, do 6º período ficou satisfeito pela realização do evento e agora aguarda com ansiedade o próximo.

A Semana Jurídica da UNIRON sempre teve grande relevância para a vida acadêmica do discente do 9º período, João Lucas Mota de Almeida, que menciona a vasta gama de palestrantes que estiveram no evento para passar parte de seus conhecimentos de forma didática e atualizada. O jovem ressalta, “Com essa modalidade virtual, eu consegui fazer com que a minha mãe e o meu namorado assistissem comigo, agregando a eles informações que tenho certeza que levarão para sempre”.

Para a futura operadora do Direito, Laira Katryne Moraes Gerhardt, que está no  9º período de Direito, “A XVII Semana Jurídica da UNIRON foi marcada por palestras e debates concernentes aos principais reflexos da pandemia da COVID-19, promovendo a discussão sobre temáticas como as políticas adotadas pelo Poder Público para fins de conter o avanço da pandemia, bem como as medidas do Poder Judiciário referentes às decisões estatais, abordando também os aspectos da saúde mental nas relações trabalhistas. Durante o evento ocorreu a Mostra Científica realizada pelos acadêmicos do curso de Direito, ocasião em que foram apresentadas pesquisas sobre questões atuais da seara criminal, cível, ambiental, constitucional, dentre outras. A relevância deste acontecimento ocorre em virtude da visibilidade às pesquisas, que impulsionam o avanço em diversas ciências. A Semana Jurídica demonstra o interesse e o comprometimento da UNIRON, que forma profissionais para além do ambiente da sala de aula, incentivando-nos à exposição dos nossos posicionamentos, preparando-nos para o mercado de trabalho e principalmente para assumir o compromisso de atuar em prol da sociedade. Sou orgulhosa em afirmar que faço parte desta comunidade acadêmica, que conta com um quadro de docentes empenhados, uma coordenação que não mede esforços para promover o ensino, a pesquisa e a extensão e colaboradores de excelência. Sou grata pelas oportunidades de aprimoramento profissional e pela certeza de que futuramente como egressa, terei espaço para continuar crescendo e contribuindo com a UNIRON”.

Para Flávio de Leão Bastos Pereira, que atua como Professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie, sua participação na Semana Jurídica da UNIRON foi uma experiência engrandecedora e absolutamente gratificante, em face da troca de experiências com as/os professoras/es e acadêmicos. O tema abordado vem se mostrando de crescente relevância no Brasil, embora já muito debatido em outras escolas jurídicas, diante do contexto marcado pela pandemia e o estabelecimento de conexões entre o cenário nacional com a possibilidade de ocorrência de crimes internacionais. Para o ilustre palestrante, “A perfeita compreensão sobre as dinâmicas, elementos e circunstâncias que caracterizam os crimes contra a humanidade e o crime de genocídio são essenciais para que não sejam equivocadamente invocados e tangenciados. Agradeço ao honroso convite para participação nesta bela Semana Jurídica da UNIRON”.

O Coordenador do Curso de Direito da UNIRON, Professor Cesar Jacques, relata a satisfação pelo êxito da XVII Semana Jurídica, pois ao ter tido centenas de participantes, demonstrou o interesse e entusiasmo dos acadêmicos pela mesma. Conforme faz questão de ressaltar, “Fiquei muito feliz em conseguirmos realizar um evento tão significativo para a formação dos nossos acadêmicos, onde foi discutido e aprofundado os assuntos de maneira multidisciplinar, e ainda, abrimos espaço para a participação dos nossos discentes, que colaboraram de maneira efetiva para o sucesso do mesmo, na medida em que se propuseram a apresentar seus trabalhos na Mostra Científica. Que a cada semestre possamos ampliar a qualidade e assim manter o sucesso obtido nessa edição.”

Em breve, a UNIRON estará disponibilizando outras novidades. Fique ligado.

Fonte: News Rondônia

Link: http://www.newsrondonia.com.br/noticias/semana+juridica+da+uniron+abordou+temas+contemporaneos/172539

News Rondônia