Quarta-Feira, 28 de Abril de 2021 - 14:24 (Política)

L
LIVRE

Regularização das terras do setor chacareiro é pauta de reunião entre Jair Montes, Defensores públicos do estado e moradores

Nessa quarta-feira (28) o deputado estadual Jair Montes (Avante) se reuniu com os moradores do setor chacareiro de Porto Velho e com os órgãos competentes tratar sobre regularização das terras públicas daquele setor que hoje reúne mais de 2 mil famílias que dependem da terra para seu sustento através da agricultura familiar.

Durante a reunião o parlamentar entrou em contato com o secretário municipal de regularização fundiária, Edemir Monteiro, que informou que a prefeitura de Porto Velho aprovou no plano diretor desse ano a não separação de lotes, mas denominado como setor chacareiro, e que a secretaria está buscando resolver a questão da documentação junto aos órgãos competentes como INCRA e também fazendo o georeferenciamento do local. E que tudo está sendo feito em prol dos moradores.

" Essa situação já se arrasta há muitos anos e esses moradores não conseguem ter paz pois sempre estão a mercê de perder a terra de onde tiram ses sustento. Estive lá recentemente e vi como a agricultura familiar é forte e o único meio de sustento de mais de 2 mil pessoas. Estou empenhado em agilizar a titularização das terras rurais junto aos órgãos competentes." Destacou o parlamentar.

 O defensor público Vitor Hugo de Souza Lima é um dos que acompanha a situação.

"Desde 2017 os moradores procuraram a defensoria relatando as ações judiciais que estavam sendo ajuizadas contra eles e desde então estamos atuando em vários processos em ações individuais na defesa dos moradores no intuito de impedir que eles percam a posse de suas terras já que muitos dependem da terra para o sustento. " Frisou ele.

Que completou. "A reunião foi Importante para que possamos discutir sobre o andamento da regularização dessa área para que eles tenham segurança jurídica tenham um título de sua terra."

Gabriela Ortiz Camargo, presidente da AAPIGU fez um apelo a todos os presentes.

" Nós precisamos muito que todos os órgãos envolvidos deem agilidade a essa situação. " 

Fonte: Assessoria

Link: http://www.newsrondonia.com.br/noticias/regularizacao+das+terras+do+setor+chacareiro+e+pauta+de+reuniao+entre+jair+montes+defensores+publicos+do+estado+e+moradores/170931

News Rondônia