Terça-Feira, 09 de Fevereiro de 2021 - 17:01 (Coronavírus)

L
LIVRE

Prefeitura alerta população sobre falsos calendários de vacinação divulgados em Porto Velho

Informações sobre as novas etapas de imunização devem ser obtidas por meio de canais oficiais da Prefeitura e Semusa

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) alerta a população sobre a veiculação de falsos calendários de vacinação com datas e públicos beneficiados que estão circulando nas redes sociais e grupos de aplicativos de mensagens em Porto Velho. A onda de desinformação está confundindo a população e causando prejuízos na execução do Plano de Imunização do município.

É preciso esclarecer que o calendário de vacinação em Porto Velho, vem sendo organizado, de acordo com as remessas de vacinas enviadas ao município, pelo Ministério da Saúde. As doses vem  chegando aos poucos e, de acordo com o recebimento, os grupos da primeira fase vêm sendo devidamente imunizados.

Os falsos calendários informam, por exemplo, datas para a vacinação da primeira e segunda dose em pessoas de 60 a 75 anos. Esse fato tem gerado muita angústia e ansiedade, principalmente a esse público. Sem saber para onde ir, há idosos que saem de casa em busca do imunizante nas unidades de saúde. 

A Semusa esclarece que já imunizou 3.293 idosos com idade superior a 80 anos. Para esse grupo, a Prefeitura organizou um sistema de agendamento pela internet e telefones, onde foi possível escolher dia, local e período para vacinar.

Idosos fora desta faixa de idade têm procurado os canais de agendamento na busca pela vacina. A Semusa reforça que, neste momento, o agendamento não está aberto, pois o público de 80 anos acima foi agendado e vacinado. Tão logo o município receba uma nova remessa de vacinas, os agendamentos serão reabertos para as demais faixas etárias. "Temos seguido as recomendações do Plano de Imunização, vacinando os grupos da primeira fase de acordo com as vacinas que recebemos", disse a Secretária Municipal de Saúde Eliana Pasini.

Todas as informações sobre a vacina contra a Covid-19, grupos atendidos, datas e agendamentos estão sendo publicadas no site ou redes sociais oficiais da Prefeitura e Semusa. A população deve procurar uma fonte de informação confiável na busca de notícias corretas.

Fonte: 010 - SMC - Superintendência Municipal de Comunica

Link: http://www.newsrondonia.com.br/noticias/prefeitura+alerta+populacao+sobre+falsos+calendarios+de+vacinacao+divulgados+em+porto+velho/165213

News Rondônia