Quarta-Feira, 27 de Janeiro de 2021 - 14:24 (Cultura)

L
LIVRE

Lenha na fogueira: Festival de Teatro de Guajará Mirim – FESTINAÇU

A Associação Waraji está muito feliz por ter recebido tantas propostas de tantos lugares do Brasil e da América Latina.

O Festival de Teatro de Guajará Mirim – FESTINAÇU encerrou no último dia 24, as inscrições e a Waraji está festejando o sucesso alcançado, inclusive de outros países. Veja a reportagem produzida pela assessoria da Wajari:


A Associação Waraji está muito feliz por ter recebido tantas propostas de tantos lugares do Brasil e da América Latina. No período de 10 dias recebemos os formulários com propostas de grupos, artistas e companhias de artes para participação no XI Festinaçu.


Das 92 propostas recebidas temos teatro de palco, rua, espaços alternativos, performance/intervenção urbana, artes híbridas e música. E mais 84 propostas de ações formativas.


Do total de propostas, foram 05 países: Argentina, Bolívia, Colômbia, Peru e Brasil. Do Brasil recebemos propostas de 14 estados, das 5 regiões do país, do Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais; do Sul: Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná; do Nordeste: Paraíba, Ceará, Alagoas e Sergipe; Brasília representando a região Centro-Oeste e da região Norte: Amazonas e Rondônia. No total, recebemos inscrições de cerca de 40 municípios.


Atenção aos inscritos, a curadoria do Festival avaliará as propostas recebidas e a lista de selecionados será divulgada no site da Waraji dia 31 de janeiro. O Festinaçu acontece de 24 a 28 de março com toda a programação no formato on-line, com recursos da Lei Aldir Blanc, através do Edital Pacaás Novos para difusão de Festivais, Mostras e Feiras Artísticas e Culturais da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer - SEJUCEL/RO.


Tá vendo aí a Lei Aldir Blanc salvando a produção cultural em nosso estado através dos editais da Sejucel.


Ainda bem, pois a vida dos artistas não está nada fácil principalmente em nosso estado com a volta da maioria das cidades tendo que cumprir os protocolos da fase 1 do Decreto de prevenção contra a Covid – 19.


Pelo menos em Porto Velho, se correr o bicho pega e ficar o bicho come. Come no centro com aplicação de multas e outras punições. O governo e em especial, a secretaria de saúde está certíssimo. Não é de se negar que a saúde em Porto Velho estar no patamar de CAOS, não tem leito e nem espaço no chão dos nossos hospitais e clínicas é realmente o Caos.


Nós os artistas apesar de estarmos no sacrifício, pois é a categorias mais prejudicada nessa Pandemia, concordamos com as medidas que vem para evitar a contaminação da população com esse maldito vírus.


Vocês lembram que os empresários de Manaus, instigaram seus empregados a participar de manifestação pela permanência do comércio aberto durante as festas de final de ano. O fato foi destaque em todos as mídias nacionais. O governo cedeu, os empresários faturaram muita grana, porém a população agora está sendo penalizada, pois o Amazonas está na situação que está e cadê manifestação dos empresários manauaras no sentido de resolver o problema a que eles geraram!


Ontem aqui em Porto Velho os empresários patrocinaram uma carreata pedindo o fim do Decreto que voltou Porto Velho para a fase 1 do Protocolo de Prevenção. O curioso é que o nome da Comissão que decide essas coisas e tem nos empresários a maioria dos membros é: "Pensar Rondônia". Só se for pensar em levar a população de Rondônia para o CAOS.


Certo está o governador Marcos Rocha em prorrogar o Decreto. Só não concordo é que seja apenas até o próximo sábado, deveria ser até a próxima segunda feira, assim as casas de shows, balneários e similares, teriam que ficar fechadas, pelo menos por mais um final de semana.


Só vamos ficar sabendo se as medidas do Decreto que fica em vigor até sábado, deram certo, após duas semanas. Precisamos sair dessa situação. Que Deus ilumine a mente dos nossos empresários e faça com que eles pensem um pouco na saúde da população e não na saúde dos seus lucros financeiros.


Enquanto isso lá em Ariquemes, o IFRO campus Ariquemes convida todos a participarem do I Concurso ISOLAD@ MENTE de Expressão Literária Produção e Declamação de Poemas e Contos.


A criatividade será a melhor amiga dos participantes do I Concurso Isolad@ Mente, que deverão apresentar as experiências e vivências da pandemia transformando-as em uma história marcante!


EDITAL



Ufa! Consegui produzir a coluna de hoje! 

Fonte: NewsRondonia

Link: http://www.newsrondonia.com.br/noticias/lenha+na+fogueira+festival+de+teatro+de+guajara+mirim+festinacu/164304

News Rondônia