Quinta-Feira, 10 de Setembro de 2020 - 10:27 (Geral)

L
LIVRE

SEGURANÇA NO TRÂNSITO - Servidores do Detran Rondônia participam de curso prático de direção defensiva

O curso será desenvolvido durante o mês de setembro e faz parte das ações alusivas a Semana Nacional de Trânsito (SNT) que acontece em todo o País, no período de 18 a 25 de setembro, e este ano trás como tema: “Perceba o risco. Proteja a vida”.

O Curso Prático de Direção Defensiva para servidores do Detran Estadual de Trânsito (Detran) Rondônia teve início nesta quarta-feira (9) na pista do Kartódromo, em Porto Velho. O curso será desenvolvido durante o mês de setembro e faz parte das ações alusivas a Semana Nacional de Trânsito (SNT) que acontece em todo o País, no período de 18 a 25 de setembro, e este ano trás como tema: “Perceba o risco. Proteja a vida”.

Durante a abertura do evento, que reuniu apenas 10 servidores, respeitando o Decreto n. ° 25.348 de 31 agosto de 2020, o diretor geral do Detran Rondônia, coronel Neil Aldrin Faria Gonzaga, destacou a importância da direção defensiva, “pois o condutor que dirige de forma defensiva, tem a possibilidade de reconhecer antecipadamente as situações de risco, prevendo supostas consequências a tempo de tomar decisões que evitem acidentes, protegendo a vida dele mesmo, de outros  ocupantes do veículo e demais usuários da via”, ressaltou Gonzaga.

A diretora Técnica de Educação de Trânsito (Dtet), Claudia Roberta Stochi, disse que este ano em virtude da pandemia da Covid-19, as ações da Semana Nacional de Trânsito serão intensificadas pelas mídias digitais e o curso de direção defensiva está sendo desenvolvido com grupos de 10 servidores, respeitando o distanciamento e tomando todo o cuidado de higienização do veículo, para evitar a proliferação da doença.

O curso é ministrado pelo agente de trânsito, Isac Barbosa, lotado na Divisão de Campanhas Educativas da Dtet. O curso tem duração de oito horas-aulas, sendo divididas em duas partes: a primeira, composta da aula teórica e a segunda, com aula prática, cumprindo com a Resolução n. 789/2020 Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Segundo Isac Barbosa, o treinamento prático especializado em direção defensiva, tem por objetivo atualizar e melhorar a habilidade do motorista ao conduzir o veículo, prevenindo acidentes no trânsito, promover a direção segura, bem como ensinar técnicas de reação, prevenção e conhecimento do veículo que conduz.

O primeiro a fazer a aula prática de direção defensiva, na tarde desta quarta-feira, na pista do Kartódromo de Porto Velho, foi o diretor Técnico de Habilitação e Medicina de Trânsito (Dthmed), Hassan Mohamad Hijazi, que após a experiência falou da importância do curso de direção defensiva na vida do condutor e das demais pessoas que estão na via, “pois um acidente de trânsito pode atingir pessoas que não estão envolvidas diretamente na ação”, afirmou.

“Inicialmente dá uma certa insegurança ao fazer as manobras com o carro, mas na segunda volta é mais tranquilo e na terceira então é mais tranquilo ainda, pois você já sabe como agir naquela situação e passa a conhecer o carro, como por exemplo ao pisar no freio e o veículo responde de forma eficiente, o que pode evitar um acidente”, afirmou Hassan Hijazi.

Isac Barbosa ressalta que direção defensiva pode evitar acidentes, evitar danos materiais e evitar mortes, ou que pessoas fiquem com sequelas graves causadas por acidentes de trânsito. Algumas atitudes no trânsito são fundamentais, como evitar ultrapassagens perigosas, não respeitar a sinalização de trânsito e manter sempre o veículo em condições de uso.

Fonte: 010 - SECOM - GOV/RO

Link: http://www.newsrondonia.com.br/noticias/seguranca+no+transito+servidores+do+detran+rondonia+participam+de+curso+pratico+de+direcao+defensiva/157164

News Rondônia