Sexta-Feira, 04 de Setembro de 2020 - 10:26 (Geral)

L
LIVRE

TRÂNSITO - Detran promove treinamento prático de direção defensiva para servidores em Rondônia

O evento será realizado no auditório da sede administrativa do órgão a partir das 7h30.

Com a aproximação da Semana Nacional de Trânsito, que acontece anualmente no período de 18 a 25 de setembro em todo o país, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Rondônia, por meio da Diretoria Técnica de Educação de Trânsito (Dtet), estará apresentando aos diretores na próxima quarta-feira (9) o projeto de Treinamento Prático de Direção Defensiva para servidores do Detran Rondônia. O evento será realizado no auditório da sede administrativa do órgão a partir das 7h30.

O curso Prático de Direção Defensiva para servidores do Detran Rondônia foi elaborado pela Divisão de Campanhas Educativas da Coordenadoria de Educação de Trânsito (CET) e será desenvolvido durante o mês de setembro como ação educativa voltada à Semana Nacional de Trânsito, que este ano trás como tema: “Perceba o risco. Proteja a vida”.

O curso será ministrado pelo agente de trânsito, Isac Barbosa, servidor de carreira do órgão, lotado na Divisão de Campanhas Educativas da Dtet, além de ser instrutor especializado em diversas áreas, é especialista em trânsito. O curso terá duração de oito horas-aulas, sendo divididas em duas partes, a primeira, composta da aula teórica e a segunda de aula prática, cumprindo com a Resolução n. 789/2020, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), sendo oferecido inicialmente para 10 servidores, respeitando o Decreto n° 25.348 de 31 agosto de 2020.

Segundo Isac Barbosa, dados do Ministério da Saúde revelam números catastróficos de mortes e acidentados no trânsito em todo o país. Em 2018, o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de via Terrestre, mais conhecido como Seguro Dpvat, efetuou mais de 38 mil indenizações por morte e mais 228 mil por invalidez, “muitas dessas mortes e acidentes que deixaram as vitimas sequeladas poderiam ter sido evitadas com as técnicas de direção defensiva”, ressaltou.

Nesse contexto, a participação do servidor do Detran Rondônia em treinamento prático especializado em direção defensiva, tem por objetivo atualizar e melhorar a habilidade do motorista ao conduzir o veículo, prevenindo os acidentes no trânsito, promover a direção segura, bem como ensinar técnicas de reação, prevenção e conhecimento do veículo que conduz, “com o treinamento, o condutor terá contato com técnicas atualizadas de prevenção e segurança no trânsito, contribuindo assim para um trânsito mais seguro”, afirmou Isac Barbosa.

A diretora Técnica de Educação de Trânsito, Claudia Roberta Stochi, destacou a importância da Semana Nacional de Trânsito para trabalhar a conscientização de todas as pessoas para um trânsito mais seguro, e o Detran Rondônia irá aproveitar esse momento para capacitar os servidores com técnicas atualizadas e eficientes de direção defensiva.

“O curso que envolve teoria e prática de direção defensiva aplicada à segurança viária, vai oferecer meios de reconhecer comportamentos e procedimentos que possibilitam evitar acidentes e compreender meios básicos referentes a procedimentos que influenciam o comportamento humano no trânsito”, disse Roberta Stochi.

A diretora de Educação de Trânsito, também aproveitou para agradecer o diretor geral do Detran Rondônia, coronel Neil Gonzaga e também a diretora adjunta, Benedita Oliveira pelo apoio que tem dado ás ações educativas de trânsito, que não tem medido esforços para continuar trabalhando nesse período de pandemia, buscando alternativas ao novo normal no trânsito e alertando às pessoas para o tema “Perceba o risco. Proteja a vida”.

REDUÇÃO DE ACIDENTES E MORTES NO TRÂNSITO

O Detran Rondônia registrou 378 mortes provocadas por acidentes de trânsito em 2019, contra 394 em 2018, uma redução de 4,06%. Dos 378 óbitos, 189 são condutores de motocicletas o que representa 50% das mortes ocorridas no trânsito em Rondônia no ano passado.

O número total de acidentes também registrou redução, caindo de 14.176 em 2018 para 13.702 em 2019, em todo o Estado de Rondônia. Dos 13.702 acidentes de trânsito ocorridos no ano passado, 9.848 teve o envolvimento de motocicleta, o que representa 63,77% dos acidentes ocorridos no Estado.

EVOLUÇÃO DA FROTA

Em 2019, o Estado de Rondônia registrou uma frota de 1.015.598 veículos, sendo que 528.262 são motocicletas, o que representa 52,01% da frota. Em 2018 a frota era de 970.499 veículos e o percentual de motocicleta era de 52,62%. A população do Estado passou de 1.757.589 em 2018 para 1.777.225 em 2019.

Fonte: 010 - SECOM - GOV/RO

Link: http://www.newsrondonia.com.br/noticias/transito+detran+promove+treinamento+pratico+de+direcao+defensiva+para+servidores+em+rondonia/156979

News Rondônia