Terça-Feira, 18 de Agosto de 2020 - 15:14 (Geral)

L
LIVRE

Governo cumpre metas com destinação de recurso para construção de 25 Centros de Assistência Social em Rondônia

Centro de Referência da Assistência Social (Cras)

O sonho de ampliação e melhor oferta dos atendimentos está nos planos do Governo do Estado desde o início da atual gestão. Os resultados estão fazendo história em Rondônia. Seguindo estes mesmos mesmos passos, a Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) tirou do papel o Plano de Construção de 25 Centros de Referência da Assistência Social (Cras), que são a porta de entrada para o acesso às famílias vulneráveis.

Nesse sentido, a Seas destinou na última semana recurso de R$ 400 mil por meio de convênio, para a construção inicial de seis Cras, beneficiando assim os municípios de Alta Floresta, Cabixi, Colorado do Oeste e Primavera de Rondônia. O Cras de Rolim de Moura, que também foi beneficiado pelo recurso, está em fase de finalização das obras.

“Essas famílias merecem um atendimento digno onde possam ser assistidas. O Plano de Construção é um sonho que saiu do papel”, destacou a primeira-dama e secretária da Seas, Luana Rocha.

Segundo Fabiane Passarini, coordenadora de Política Assistencial do Estado de Rondônia, o primeiro passo para dar início à construção dos Cras foi o planejamento. Com base no levantamento do Censo Suas 2016, observou-se que do total de 61 Centros de Referência de Assistência Social distribuídos nos 52 municípios, 56% desse total funcionavam em prédios próprios, 18% em espaços cedidos e 26% em espaços alugados. A média de atendimentos nesses centros por ano é de 2.500 famílias.

“Os Cras exercem hoje um papel fundamental no atendimento à população, com a oferta de serviços essenciais como: acesso aos programas Bolsa Família (governo federal), Criança Feliz e Criança Feliz Mais (federal e estadual), Mamãe Cheguei (estadual), cadastramento no CadÚnico, acesso ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCVF), Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) Benefício de Proteção Continuada na Escola (BPC) e demais serviços”, ressaltou a coordenadora.

A construção dos Cras de Rolim de Moura era um sonho antigo que está prestes a virar realidade

AMPLIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

Ao todo, 25 municípios estão aptos a receber os recursos destinados para a construção dos centros de referência, totalizando R$ 10 milhões em repasses financeiros. Em contrapartida, segundo a coordenadora, o município entra com a regularização e preparo do terreno, projeto arquitetônico segundo as recomendações do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO) e a contrapartida financeira complementar aos custos da execução da obra.

“O Plano de Construção é algo novo, que vem a fortalecer o protagonismo da Política de Assistência Social no Estado de Rondônia”, frisou Passarini.

NOVO CRAS DE ROLIM DE MOURA

As obras do novo Cras de Rolim de Moura iniciaram em março de 2020 e nem mesmo a pandemia impediu o andamento da construção, que está em fase de acabamento, com mais de 90% de conclusão. Segundo Carla Shock, secretária da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) do município, a obra segue os parâmetros dos centros de referência nacional e está localizada na praça do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU).

“Ver essa obra a poucos dias para ser entregue é um sonho prestes a ser realizado. Mesmo diante da pandemia, não paralisamos nossas atividades e estamos atendendo em média 100 pessoas por dia. O novo Cras vai ampliar nosso atendimento e oferecer melhor conforto às famílias vulneráveis. Estamos na contagem regressiva para este grande dia”, comemorou a secretária da Semas de Rolim de Moura.

 

Anayr Celina

Fonte: Secom/gov-ro

Link: http://www.newsrondonia.com.br/noticias/governo+cumpre+metas+com+destinacao+de+recurso+para+construcao+de+25+centros+de+assistencia+social+em+rondonia/156154

News Rondônia