Terça-Feira, 11 de Agosto de 2020 - 16:52 (Agricultura)

L
LIVRE

Visita técnica avalia programas do Governo de Rondônia no campo e resultados para produtor rural

Valorização do produto e valor comercial agregado com mais tecnologia

A Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO) visitou municípios do interior do Estado para avaliação técnica dos programas de Governo, que estão sendo executados pelos extensionistas junto às famílias rurais. A visita teve um foco maior no programa Mais Calcário, viabilizado por meio das ações da Emater e da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), que vem auxiliando os produtores rurais no transporte do calcário da usina até o município.

Em Cacaulândia, na região do Vale do Jamari, após uma reunião com as equipes técnicas da Emater-RO local e regional, que contou com a participação do prefeito Edir Alqueiri, Luciano Brandão, presidente da Entidade, foi convidado a visitar a propriedade de um agricultor, que é um dos beneficiados com o programa Mais Calcário.

Segundo o gerente do escritório regional da Emater no Território do Vale do Jamari, Matheus Folador, o agricultor, cuja propriedade está localizada na RO-140 é produtor de leite e utilizou 13 toneladas de calcário em sete hectares de capim brachiaria brizantham. “Essa reforma da pastagem visa o melhoramento da produção que atualmente gira em torno de 120 litros de leite/dia”, explica Folador.

Mas não é somente com o transporte do calcário que os produtores dos 52 municípios do Estado estão sendo beneficiados. “Além do calcário esses produtores podem agendar, junto às prefeituras, os equipamentos que foram distribuídos através do fundo Proleite”, diz Brandão, salientando que o programa de desenvolvimento da pecuária leiteira realizou recentemente a entrega de distribuidores de calcário, carretas agrícolas basculantes e pás carregadeiras traseiras, equipamentos esses que também foram utilizados pelo produtor de leite, atendido pelo escritório local da Emater-RO.

Durante a passagem por Cacaulândia, a equipe da Emater-RO visitou também um laticínio local gerenciado pela Associação Comercial do município, o Lac10. “A ideia deles é formar uma cooperativa de produtores de leite para valorização do produto e destinação de produção de seus derivados, agregando valor comercial”, explica o gerente Folador.

Reforma da pastagem e melhoramento da produção

Na oportunidade Brandão falou sobre os investimentos que estão sendo realizados por meio da cadeia produtiva do leite, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e dos programas Sebratec e Consultec, que visam atender aos municípios com a capacitação de 73 técnicos.

“Será capacitado um extensionista de cada escritório local da Emater e cada extensionista atuará com, no máximo, 30 produtores rurais para que eles possam disseminar as informações e aplicá-las de forma correta”, ressalta o presidente.

Brandão falou ainda sobre a realização de uma patrulha composta por ensiladeira de duas linhas, carreta agrícola com basculantes, grade aradora e distribuidor de calcário, onde o laticínio atenderá o cooperado com implementos agrícolas e atendimento técnico. É uma ação conjunta que busca a fidelização no preço do litro de leite. A associação comercial arrendou o laticínio, visando atender os cooperados e produzir mais com tecnologia, onde a assistência técnica será oferecida pela parceria entre a Emater-RO e a prefeitura local.

Essas e outras ações estão sendo levadas aos produtores rurais pelo governo estadual, por meio das atividades desenvolvidas pela Emater-RO e Seagri, em prol do desenvolvimento da agricultura do Estado e da potencialidade da agricultura familiar, garantindo assim o fortalecimento da economia rural e da melhoria da qualidade de vida das famílias no campo.

Wania Ressutti
Fotos: Irene Mendes

Fonte: Secom/gov-ro

Link: http://www.newsrondonia.com.br/noticias/visita+tecnica+avalia+programas+do+governo+de+rondonia+no+campo+e+resultados+para+produtor+rural/155800

News Rondônia