Sexta-Feira, 07 de Agosto de 2020 - 18:35 (Polícia)

L
LIVRE

A pedido do deputado federal Léo Moraes, Ministério da Saúde entrega mais dois respiradores portáteis a Vilhena

Junto dos vereadores Carlos Suchi e Samir Ali, o secretário municipal de Saúde, Afonso Emerick, agradeceu ao deputado.

O Hospital Regional de Vilhena (HRV) recebeu hoje mais dois respiradores portáteis do Ministério da Saúde, após pedido do deputado federal Léo Moraes. Acompanhado dos vereadores Carlos Suchi e Samir Ali durante a entrega oficial dos aparelhos nesta manhã, o deputado destacou a importância dos equipamentos no combate à pandemia. Úteis para transporte de pacientes entre unidades de saúde e também para utilização de máscaras de oxigenação, os aparelhos foram destinados à Central de Atendimento à Covid-19 do HRV.

"Fico muito agradecido pela celeridade em receber estes respiradores portáteis, que são muito importantes para o transporte dos pacientes em estado grave. Agradeço ao requerimento dos vereadores Samir e Suchi. Esperamos que com isso, juntamente com o recurso de R$ 500 mil que estamos trazendo para o município, possamos colaborar para minimizar as angústias da população do Cone Sul. Parabéns ao prefeito e parabéns ao secretário, por não terem medido esforços para imediatamente receber e colocar em funcionamento. Temos que trabalhar todos em conjunto para, cada qual com sua forma de pensar, beneficiar quem merece, quem está na ponta da corda, que é o cidadão vilhenense", garantiu Léo Moraes.

Afonso agradeceu aos três e explicou a relevância da ação. "Quero agradecer a todos em nome da administração Eduardo Japonês, que está em viagem a Brasília. Estes aparelhos são difíceis de conseguir e esta intermediação do Legislativo em colaborar com o Executivo é essencial, ainda mais neste período delicado. Isso pode nos ajudar a manter baixo o número de mortes em Vilhena, visto que somos a cidade com o menor índice de letalidade da covid-19 em comparação com municípios de população semelhante ou maior em Rondônia", conta.

Samir ressaltou a união de esforços contra a pandemia. "Queria agradecer ao deputado Léo Moraes pela entrega dos respiradores e também pela emenda destinada recentemente para a Saúde do município. Essas ações nos ajudarão a atravessar esse momento de dificuldade da melhor forma possível. Secretário Afonso, conte com a gente, vamos trabalhar junto, para superar os desafios da melhor maneira", assegurou. 

OS EQUIPAMENTOS - Avaliados em cerca de R$ 100 mil, os dois respiradores portáteis da marca Oxymag já vieram acompanhados de peças de suporte para entrar em funcionamento. De acordo com o diretor geral do HRV, Faiçal Akkari, os equipamentos poderão ser utilizados para duas finalidades importantes.

"Como eles são pequenos, não têm capacidade para ser instalados na UTI da Central. No entanto, são próprios para transportar pacientes entre unidades de saúde ou em viagens para outras cidades. Além disso, aqueles que estão ainda na Enfermaria podem necessitar de máscara de oxigenação. Essa máscara pode ser ativada por estes respiradores portáteis e conseguem garantir capacidade respiratória ao paciente a ponto de, às vezes, evitarem que ele precise ser internado em um leito de UTI", revela.

Fonte: Assessoria

Link: http://www.newsrondonia.com.br/noticias/a+pedido+do+deputado+federal+leo+moraes+ministerio+da+saude+entrega+mais+dois+respiradores+portateis+a+vilhena/155642

News Rondônia