Domingo, 15 de Dezembro de 2019 - 11:07 (Cultura)

L
LIVRE

FOLIÕES PRESTIGIAM PRIMEIRO ENSAIO DO BLOCO MISTURA FINA

Enquanto os compositores passavam as novas Marchinhas aos músicos, os foliões iam se acomodando e se preparando para começar a ensaiar a coreografia, que será apresentada no desfile do dia 31 de dezembro.

O primeiro ensaio do Bloco Mistura Fina realizado neste sábado 14, no Bar Antônio Chulé na esquina das ruas Joaquim Nabuco e rua Bolívia no bairro Santa Barbara, reuniu dezenas de foliões, ansiosos para brincar carnaval no último dia do ano, melado de Maisena.

Sob a coordenação de integrantes da escola de samba Asfaltão, os carnavalescos começaram a chegar por volta das 14 horas e logo não havia mais espaço na área do "boteco", para acomodar tanta gente. Enquanto os compositores passavam as novas Marchinhas aos músicos, os foliões iam se acomodando e se preparando para começar a ensaiar a coreografia, que será apresentada no desfile do dia 31 de dezembro.

Waldison Pinheiro, As Pastoras do Asfaltão, Tatá e tantos outros compositores como o Trio de Ouro (Bainha, Oscar e Zé Baixinho) colocavam em dia, o repertório de marchinhas antigas, compostas para o bloco. "É maisena, maisena, maisena" de Tatá foi uma das mais executadas e cantadas, enquanto os sambas de enredos das escolas de samba Asfaltão inclusive o que vai ser cantado no desfile do ano que vem "Triângulo, o Braço do Violão no Carnaval do Asfaltão" e sambas antigos das escolas Pobres do Caiari (Ceará de Iracema e Odoiá Bahia), Diplomatas do Samba (Simpatia é Quase Amor e Riquezas de Rondônia) além de sambas enredo das escolas de samba do Rio de Janeiro.

O BLOCO MISTURA

A tradição começou no ano de 1983, quando alguns técnicos que vieram do Rio de Janeiro trabalhar na construção da Usina Hidrelétrica de Samuel resolveram recordar da sua cidade natal, que tem como tradição no dia 31 de dezembro, os desfiles de blocos que são conhecidos como "Bloco das Piranhas", cuja principal fantasia é "Homem' vestido de "Mulher" e "Mulher" vestida de "Homem".

Com o término das obras de Samuel os carnavalescos cariocas, passaram o comando do bloco para os foliões que freqüentavam o Bar do Casimiro na Almirante Barroso com a Joaquim Nabuco entre eles Bainha e Oscar Knight.

Em 2020 o Mistura vai completar 37 anos, desfilando pelas ruas do centro de Porto Velho, dando adeus ao ano que termina e boas vindas ao ano que está chegando. A característica do bloco, é desfilar 'melado' de Maisena.

"É uma brincadeira sadia que às vezes não é compreendida pelos foliões desavisados, mas, que, para os que brincam no bloco há mais anos, é diversão. Estou falando do fato de todos terem que desfilar melado de MAISENA", explicou a diretora Silvia Pinheiro.

No próximo sábado 21, acontecerá o ensaio geral, quando os músicos da Banda de Metais, vão apresentar os arranjos das novas marchinhas. Todos já estão convidados a comparecer ao Bar do Antônio Chulé a rua Joaquim Nabuco esquina com a rua Bolívia no bairro Santa Bárbara no próximo sábado, a partir das 15 horas.

Fonte: Ze Katraca/NewsRondônia

Link: http://www.newsrondonia.com.br/noticias/folioes+prestigiam+primeiro+ensaio+do+bloco+mistura+fina/142591

News Rondônia