Quarta-Feira, 25 de Setembro de 2019 - 16:50 (Economia)

L
LIVRE

RONDÔNIA NA LISTA COM MAIOR PROPENSÃO DE INVESTIR EM ESTABELECIMENTOS COMERCIAS ATÉ DEZEMBRO

Especificamente em relação às vendas, a CNC projeta, para 2019, crescimento de 4,6% (em 2018, houve avanço de 5,0%).

Por Wanglézio Braga
Da redação do News Rondônia

Um dado efetivamente animador para a economia de Rondônia foi preparado e divulgado. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apresentou um prospecto para os estados brasileiros onde apontou que os empresários de Amapá (65,7%), Tocantins (59,3%) e Rondônia (58,0%) registraram maior propensão a investir em estabelecimentos comerciais.

No país, a CNC diz que até dezembro serão abertas 5,4 mil lojas, totalizando 8,7 mil novos pontos comerciais com vínculos empregatícios em 2019 - no estudo também foi contabilizada a criação de 3.328 estabelecimentos varejistas nos seis primeiros meses do ano. Se confirmada a previsão, contudo, a expansão do setor ainda seria menor do que em 2018 (11,7 mil).

Especificamente em relação às vendas, a CNC projeta, para 2019, crescimento de 4,6% (em 2018, houve avanço de 5,0%). “O saldo entre aberturas e fechamentos de estabelecimentos tende a acompanhar a evolução das vendas, mesmo que com alguma defasagem”, ressalta Fabio Bentes, economista da Confederação, durante boletim da CNC.

Pelo terceiro semestre consecutivo, o número de lojas com vínculos empregatícios no varejo brasileiro registrou saldo positivo. A diferença entre aberturas e fechamentos de estabelecimentos comerciais geradores de postos de trabalho voltou a crescer entre janeiro e junho deste ano ao contabilizar um incremento de 3.328 lojas.

No primeiro semestre de 2019, Rondônia computou 24 aberturas líquidas de lojas com vínculos empregatícios e ficou na frente de estados como Paraíba, Amapá, Alagoas, Roraima, Piaui, Distrito Federal, Sergipe, Amazonas, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Bahia e Ceará. 

Fonte: News Rondônia

Link: http://www.newsrondonia.com.br/noticias/rondonia+na+lista+com+maior+propensao+de+investir+em+estabelecimentos+comercias+ate+dezembro/137380

News Rondônia