Sexta-Feira, 30 de Agosto de 2019 - 16:48 (Saude)

L
LIVRE

AGEVISA DESTACA A IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO EM RONDÔNIA

Estoque de vacina foi reforçado em mais 15 mil doses pelo Ministério da Saúde

Desde junho de 2018, não houve caso de Sarampo confirmado em Rondônia. O que para Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), significa uma grande conquista, pois os estados próximos, como Manaus e Roraima ainda enfrentam surtos da doença.

Para prevenir contra está e outras doenças, Rondônia recebe uma média mensal de 22 mil doses da vacina tríplice viral e tetra viral (a primeira para até um ano de idade e a segunda aos 15 meses), e vai receber um reforço neste período de mais 15 mil doses, segundo o coordenador estadual de Imunização Ivo Barbosa.

De acordo com a médica sanitarista Arlete Baldez, gerente técnica de Vigilância Epidemiológica da Agevisa, o Estado está preparado com estrutura e quantidade de vacina suficiente, na quantidade da demanda e com possibilidade de reforço do Ministério da Saúde. Ela foi enfática ao conclamar a sociedade a fazer sua parte e levar, principalmente, as crianças aos postos para receberem a dose da vacina e ficarem protegidos da doença.

Arlete Baldez chamou atenção para um dado preocupante em relação à responsabilidade dos gestores municipais. Segundo ela, apenas 11 dos 52 municípios do Estado estão com a cobertura vacinal adequada e em dia. Os outros 41 municípios devem adotar medidas urgentes para cumprir esta obrigação, e vacinar toda a população de risco.

Fonte: 010 - SECOM-GOV/RO

Link: http://www.newsrondonia.com.br/noticias/agevisa+destaca+a+importancia+da+vacinacao+contra+o+sarampo+em+rondonia/135893

News Rondônia