Quarta-Feira, 31 de Julho de 2019 - 17:39 (Turismo)

L
LIVRE

MAPA REGIONAL DE TURISMO EM RONDÔNIA É APROVADO PELO CONSELHO ESTADUAL E PASSA POR ANÁLISE DO MINISTÉRIO DO TURISMO

A reunião aconteceu na tarde de terça-feira (30), no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho.

O Mapa Regional de Turismo de Rondônia foi revalidado na segunda reunião do Conselho Estadual de Turismo (Consetur), formado por 31 órgãos e instituições envolvidos com o trade turístico no Estado. A reunião aconteceu na tarde de terça-feira (30), no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho.

Segundo a assessora da Coordenadoria de Turismo, Márcia Dunice, a revalidação é realizada a cada dois anos com as informações que os municípios repassam para a Superintendência Estadual de Turimo (Setur), que é responsável pela inserção dos quesitos no sistema do Ministério do Turismo (MTur). “Para que o Mapa seja aprovado pelo Ministério, ele passa pelo Conselho. Além disso, foram apresentados os polos criados. Agora as informações serão analisadas pelo MTur para que o novo Mapa seja oficialmente divulgado em 30 dias”.

Anteriormente, 22 municípios faziam parte do Mapa. A revalidação segue 10 novos critérios impostos pelo Ministério para que as cidades sejam incluídas novamente na rota. Segundo a coordenadora de Turismo, este é o terceiro remapeamento realizado no estado. “Essa política existe desde 2003. Agora, 28 cidades entregaram a documentação necessária, o que não significa que todas irão entrar, devido aos critérios do MTur. Algumas que já estiveram no Mapa nem entregaram as informações no prazo, então não farão parte”, explica.

Um dos principais trabalhos realizados pela Setur no primeiro semestre deste ano foi promover e orientar aos municípios sobre a importância da organização municipal para a aprovação no Mapa e possibilidade de captação de recursos federais para investimento no setor em cada cidade. Entre os 10 critérios impostos para cada município estão a existência de instância de governança regional, ato de nomeação de gestor da pasta, Quadro de Despesa Detalhada (QDD) mostrando os recursos alocados para o turismo e LOA 2018/2019 do município. Os quesitos requerem documentação de comprovação de as exigências que demonstram o interesse e promoção da atividade turística em cada cidade.

“Foram criados os pólos turísticos em suas principais cidades: o Madeira Mamoré, correspondendo a Porto Velho e Guajará Mirim, o Vale do Jamari na região de Ariquemes, o Rota dos Rios em Ouro Preto D’Oeste, Rios de Rondon em Cacoal, o polo Zona da Mata que alcança Alto Alegre dos Parecis e Alta Floresta, o Vale do Guaporé na região de Cabixi e Pimenteiras entrando em Vilhena, e o último é o dos Fortes que pega Costa Marques e São Francisco do Guaporé. Agora temos como olhar para esses sete produtos no estado com ideias próprias para vender o setor”.

Fonte: 015 - Secom - Governo de Rondônia

Link: http://www.newsrondonia.com.br/noticias/mapa+regional+de+turismo+em+rondonia+e+aprovado+pelo+conselho+estadual+e+passa+por+analise+do+ministerio+do+turismo/134233

News Rondônia