Domingo, 21 de Julho de 2019 - 11:02 (Colaboradores)

L
LIVRE

DO FUNDO DO BA: PARABNS NOVA MAMOR

Dessa antiga vila, s restou a Capela de Santa Terezinha e a estao da ferrovia.

Hoje é o aniversário do município de Nova Mamoré, que está completando seus 31 anos de criação. O munícipio é oriundo da antiga Vila Murtinho, um pequeno povoado que surgiu na época da Estrada de Ferro Madeira Madeira situado a 40 quilômetros de Guajará Mirim. A antiga Vila Murtinho é o "berço" do Rio Madeira. Ali acontece a junção do Rio Beni e Rio Mamoré e ambos formam  o nosso Rio Madeira.

Dessa antiga vila, só restou a Capela de Santa Terezinha e a estação da ferrovia. Com a desativação da EFMM, os moradores de Vila Murtinho migraram para as margens da BR 425, distante sete quilômetros da antiga vila, e formaram um povoado que teve várias denominações: Boca, Vila e Vila Nova (já que se referiam a Vila Murtinho como a Vila Velha).

Depois passou a ser distrito de Guajará Mirim e em 1988 foi emancipada como município e passou a chamar-se Nova Mamoré, pelo fato de já haver outro município chamado Vila Nova.

Desde então teve um grande desenvolvimento, tem hoje uma população de 26.000 habitantes e é chamada de Capital do Leite, 

Parabéns a queria Nova Mamoré, pelos 30 anos de emancipação...

Fonte: Ansio Gorayeb - News Rondnia

Link: http://www.newsrondonia.com.br/noticias/do+fundo+do+bau+parabens+nova+mamore/133586

News Rondnia