Tera-Feira, 16 de Julho de 2019 - 15:17 (Geral)

L
LIVRE

CONHEA PROJETO DO MERCADO MUNICIPAL DE VILHENA APRESENTADO POR ARQUITETOS E URBANISTAS DE CURITIBA

Feira do Centro poder passar por reforma ampla e melhorias que revitalizaro o local.

A apresentação dos projetos que estão em desenvolvimento pela equipe dos arquitetos e urbanistas revelou uma requalificação do barracão da feira municipal do Centro que chamou a atenção dos presentes, durante a 1ª Rondônia Rural Sul. A Prefeitura de Vilhena revelou em detalhes as imagens da ação, que já era programada pelo poder público há alguns anos no município.

Esmiuçado pelos arquitetos e urbanistas Paulo Kawahara, Debora Ciociola e Laís Oliveira, o projeto foi exibido em detalhes para especialistas, autoridades e moradores da cidade em evento aberto ao público na feira agropecuária local.

"Temos na feira do Centro umas das construções mais emblemáticas da cidade. Vilhena não é uma cidade antiga. É nova, com história recente. Então, muitas vezes, não damos atenção às construções locais, mas o valor delas está naquilo que elas representam para nossa sociedade e cultura. A feira é uma obra bonita que estamos propondo tornar ativa de forma contínua e não apenas durante o fim de semana", explica Debora.

Os arquitetos explicam que sugerem valorizar o espaço transformando-o em um lugar de encontro de diversas manifestações gastronômicas locais, além de requalificar e ampliar suas possibilidades de uso. O projeto eleva a feira ao status de Mercado Público Municipal, que poderá receber eventos, exposições, apresentações culturais, dança, música, cafés e lanchonetes.

"Ele está no coração da cidade", lembra Debora. "Por isso, nos entornos do ambiente criamos novas ambiências, internas e externas de uso contínuo e sazonal, com arquitetura contemporânea. Temos também elementos de madeira super interessantes para criar uma identidade visual marcante e coerente com a região".

O antigo barracão com telhado de madeira será reformado e duplicado ao lado, mantendo suas características históricas. Serão incluídos decks e ambientes para as pessoas usufruírem o quarteirão inteiro de diversas maneiras. Estão previstos ainda estacionamento, sanitários, espaço de carga e descarga, depósito aproveitando o desnível do terreno e paisagismo mais acolhedor com vegetação.

E OS RECURSOS? - Os projetos estão sendo apresentados à comunidade de forma mais detalhada durante este mês e também a parlamentares que poderão "apadrinhar" as obras com emendas parlamentares. Ainda em desenvolvimento, para que o valor de cada ação arquitetônica possa ser definido de forma exata é necessário que os projetos de engenharia (hidráulica, elétrica e civil) sejam concluídos.

Assim que os projetos forem terminados e estiverem com recursos garantidos, a Prefeitura dará início às licitações. Antes, porém, a comunidade pode e deve opinar sobre os estudos. O objetivo é promover uma visão de Vilhena para o Futuro através da análise de arquitetos renomados responsáveis por transformações profundas em várias cidades do país e do mundo.

Fonte: 030 - secom

Link: http://www.newsrondonia.com.br/noticias/conheca+projeto+do+mercado+municipal+de+vilhena+apresentado+por+arquitetos+e+urbanistas+de+curitiba/133287

News Rondnia