Tera-Feira, 09 de Julho de 2019 - 17:28 (Agronegocios)

L
LIVRE

GOVERNADOR MARCOS ROCHA CONSEGUE PRORROGAO DO PRAZO DA TRANSPOSIO, ANUNCIA FESTIVAL DE TAMBAQUI EM BRASLIA E ENTREGA DE EQUIPAMENTOS PARA FOMENTAR AGRONEGCIO NO INTERIOR

A prorrogao de 30 para 60 dias foi um pedido do governador que esteve em Braslia na semana passada.

O governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, pede prorrogação de prazo para aderir a transposição, anuncia festival de tambaqui, em Brasília; destaca ainda a entrega de equipamentos para fomentar o agronegócio no interior e conclusão da ponte que liga Rondônia ao Acre ainda este ano, em balanço das últimas ações do governo divulgado em entrevista à imprensa na manhã de segunda-feira (8).

Rondônia ganhou um novo prazo para transposição dos servidores para o quadro da União. O Decreto 9.823 que regulamenta esse processo foi publicado em Diário Oficial da Presidência da República de 4 de junho, com a estimativa que beneficie mais de 15 mil servidores. A prorrogação de 30 para 60 dias foi um pedido do governador que esteve em Brasília na semana passada.

‘‘Estava preocupado com o prazo de 30 dias porque ainda há pessoas que não entregaram os documentos, então eu falei com o presidente Bolsonaro, falei com o chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, o secretário de Governo da Presidência da República, general Luiz Eduardo Ramos e pedi esse apoio’’, conta o governador ao explica que esse é um processo importante para os servidores e para destravar a economia do Estado.

FESTIVAL DE TAMBAQUI

Marcos Rocha também anunciou o festival de tambaqui, em Brasília, programado para o dia 7 de agosto. Em uma ação conjunta entre governo e piscicultores, serão levadas 4 mil bandas de tambaqui oferecidas pelos produtores. A intenção é mostrar o potencial do Estado neste setor produtivo e  fomentar a geração de emprego e renda.

A espécie representa, segundo a Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), 86% da produção de peixes de Rondônia e alcança mais de 95 mil toneladas. A ideia surgiu na Rondônia Rural Show que este ano contou com a presença do secretário Especial de Assuntos Fundiários (Seaf), Luiz Antônio Nabhan Garcia, e o secretário Nacional da Aquicultura e Pesca, Jorge Seif, além de diversos empresários.

‘‘Nós acabamos em conjunto tendo essa ideia de levar o pescado de Rondônia, o tambaqui, para Brasília porque lá estão as embaixadas, ou seja, outros países se fazem presentes, então nós vamos convidar todas essas pessoas para que eles conheçam o produto de Rondônia e assim a gente possa fazer negócios. A gente precisa fazer com que aumente emprego e renda em Rondônia e a forma de fazer isso é produzindo e vendendo mais’’, considera.

O governador ainda disse que a ideia é que esse seja um evento fixo em Brasília e que amplie para produtos de outros estados. ‘‘Ter uma grande feira em Brasília para que os produtos de todos os estados se tornem mais conhecidos. Isso é muito bom para o Brasil, cresce o país e cresce o Estado’’, assegura.

PONTE NA PONTA DO ABUNÃ

A ponte sobre o rio Madeira, na Ponta do Abunã, que liga Rondônia ao Acre também fez parte das pautas tratadas em Brasília pelo governador. A conclusão da obra é esperada para este ano ainda e segundo o governador o ministro de Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas confirmou presença na inauguração da ponte que representa um impacto positivo para a sociedade e para a economia da região. ‘‘Vai facilitar o escoamento dos nossos produtos’’, comemora.

Marcos Rocha ainda apontou que está sendo um esforço grande para criar novos portos em Rondônia, especialmente nos municípios de Guajará-mirim e Nova Mamoré. Ainda sobre infraestrutura, o governador reforçou que o presidente confirmou que será feita a concessão da BR 364 para que a rodovia seja duplicada e ainda que seja feita a melhoria da BR 319.

Zoneamento, regularização fundiária e a militarização de escolas também são iniciativas consideradas prioritárias para Rondônia, assim também como fomentar o agronegócio. Marcos Rocha anunciou que na próxima semana fará a entrega de equipamentos no município de São Francisco do Guaporé. ‘‘Foi a maior emenda de bancada do Brasil e nós corremos atrás de fazer licitação. Eles destinaram R$ 150 milhões em equipamentos e agora com alegria estamos podendo fazer as entregas as prefeituras e associações’’. O que vai dar condição para ampliar as atividades agrícolas e  facilitar o escoamento através de melhorias dos acessos. ‘‘Estamos trabalhando firme para desenvolver o nosso Estado’’, garantiu o governador.

Fonte: 030 - SECOM - GOV/RO

Link: http://www.newsrondonia.com.br/noticias/governador+marcos+rocha+consegue+prorrogacao+do+prazo+da+transposicao+anuncia+festival+de+tambaqui+em+brasilia+e+entrega+de+equipamentos+para+fomentar+agronegocio+no+interior/132870

News Rondnia