Segunda-Feira, 24 de Junho de 2019 - 17:52 (Curiosidades)

L
LIVRE

PARALISIA DO SONO: O QUE É E POR QUE ACONTECE?

A paralisia do sono, é uma sensação assustadora, mesmo parecendo estar acordada, fica impossível se mexer.

Ao dormir, você já teve a sensação de que algo está te prendendo, não consegue acordar do sonho ou pesadelo e os músculos não se mexem? Esses são sintomas comuns da paralisia do sono.

A paralisia do sono, é uma sensação assustadora, mesmo parecendo estar acordada, fica impossível se mexer.

Antes, a paralisia era vista como algo místico e sobrenatural. Mas, após estudos, foi possível verificar que não passa de uma falta de sincronização do cérebro com o corpo.

Paralisia do sono: o que é?

Esse tipo de transtorno é mais comum do que parece, ele pode acontecer em diferentes momentos, ou seja, logo ao dormir ou antes de acordar – deixando os músculos paralisados e incapazes de se mexerem. Portanto, quando ocorre, é possível ver ou sentir as coisas acontecendo ao seu redor, mas sem nenhuma ação do corpo.

Paralisia do sono: principais causas

Quando dormimos, o cérebro ativa um mecanismo de defesa, fazendo com que o corpo fique incapaz de se mover. Durante a noite, passamos por diversas fases no sono, uma delas é a chamada fase REM. Nesta etapa, os músculos começam a ficar imóveis e o corpo mais relaxado, produzindo sonhos e histórias complexas, podendo ter até mesmo alucinações - estágio conhecido por paralisia do sono.

Além disso, existem diversos fatores ligados a paralisia, como:

- Insônia;

- O modo de dormir: de costas;

- Estresse;

- Cãibras noturnas;

- Uso de medicamentos.

Paralisia do sono: sintomas

Além das causas, existem diversos sintomas que podem identificar se você sofre com a paralisia, conheça abaixo quais são:

- Incapacidade de falar e se mover;

- Dificuldade para respirar;

- Sensação de estar acordada;

- Sensação que está flutuando;

- Sensação que existe alguém próximo;

- Sensação de estar caindo;

- Difícil desassociar o que é real e o que não é.

Paralisia do sono: como se livrar e evitar

A paralisia não é presente na vida de todos, ela pode acontecer com maior frequência em alguns, apenas uma única vez ou mesmo nunca ocorrer. Mas, livrar-se desse fato nem sempre é fácil, requer calma e muita paciência, com o próprio corpo.

1- Relaxe!

Se ao acordar perceber que está em uma paralisia, não se desespere. Tenha calma! Relaxe, a sensação vai passar. Caso tente forçar, pode complicar ainda mais o corpo – causando medo, nervosismo, impaciência e até mesmo fortes dores.

2- Procure meditar

A meditação é uma forma de relaxamento, que contribui para ter uma melhor qualidade no sono e na hora do descanso.

3- Tenha uma melhor qualidade no sono

Tente dormir cerca de 8 horas por dia, opte por um colchão confortável, assim como um travesseiro e, se alimente de forma saudável, principalmente antes de dormir.

4- Respire fundo

Se perceber que está em uma paralisia, tente respirar fundo. Mantenha a calma e concentre-se na respiração.

5- Tente mover os músculos

Quando estamos em uma paralisia, é normal tentarmos mover alguns dos músculos, mas a maioria das pessoas, costumam focar no abdômen. Porém, a melhor forma de tentar acordar da paralisia é mover os dedos dos pés ou o nariz.

6- Saia da cama

Após acordar, levante, caminhe pela casa, lave o rosto e lembre-se: tudo o que passou era apenas um pesadelo chamado paralisia!

7- Faça acompanhamento médico

Apesar de não causar dores ou problemas físicos, a paralisia pode incomodar e dar medo. Portanto, procure um médico para saber o que acontece e as principais causas.

Fonte: 015 - MSN

Link: http://www.newsrondonia.com.br/noticias/paralisia+do+sono+o+que+e+e+por+que+acontece/132000

News Rondônia