Sexta-Feira, 30 de Novembro de 2018 - 16:42 (Cultura)

L
LIVRE

39ª EDIÇÃO DO PROJETO SAMBA AUTORAL SERÁ EM HOMENAGEM AO DIA NACIONAL DO SAMBA

A 39ª a Edição do Projeto Samba Autoral, acontecerá neste sábado, dia 1 de dezembro de 2018, a partir das 16:00, no Mercado Cultural.

A temporada 2018 do Projeto Samba Autoral, encerra-se neste sábado dia 1 de dezembro, além de ser o encerramento da temporada 2018, será uma edição especial dedicada ao dia Nacional do Samba, A PARTIR DAS 16:00, no Mercado Cultural.

Como uma nova configuração parte das edições de 2018, foi dedicada a alguns baluartes do samba que tiveram ou têm destaque Nacional, como Noel Rosa, Dona Ivone Lara, Nelson Cavaquinho, João Nogueira, Luiz Carlos da Vila, Arlindo Cruz e Paulinho da Viola, quando, no oportunidade pudemos contar com a presença de sua filha Eliane Farias.

Não foi e não é fácil para nenhum segmento fazer cultura sem uma política de fomento, incentivo e sem a compreensão da essência, influência e importância da cultura no contexto histórico e em nossas vidas.

Mas como em Porto Velho temos Bambas de verdade, grandes guerreiros e guerreiras, que apesar de certos descasos se mantêm Firmes e Resistentes para que a história do samba esteja sempre viva, a Escola de Samba Asfaltão, uniu forças com sua Família Amarelo, Preto e Branco, dividindo a despesa da estrutura, que saiu do bolso de pessoas amantes e amigas não só do Samba, mas sobre tudo da riqueza cultural que tem nossa cidade.

“Ressalta-se que a família Asfaltão continuou e continuará abraçando este tão importante e lindo Projeto de incentivo à grandes e valorosas criações”, disse Danilo Cardoso, Presidente da escola de Samba Asfaltão.

O presidente da realizadora do projeto, ressalta ainda que o Projeto não é do Asfaltão, trata-se de um Projeto criado por amigos que atuam também em outras agremiações e em outras vertentes do samba na cidade de Porto Velho. O primeiro encontro para tratar sobre o que até então era um embrião aconteceu em dezembro de 2014, onde estavam presentes Chystóvão Nascimento, Makumbinha, Walber do Cavaco e Bandolim, Oscar Knightz, Thobá do Cavaco, dentre outros sambistas, tornou-se realidade graças ao empenho e envolvimento de Dirigentes da Escola do Tigre que abraçaram, começaram a mobilização e articulação para que o mesmo se concretizasse. Já se foram 3 anos e alguns meses contemplando belas composições com lindas e doces poesias.

A 39ª edição, como sempre conta com o apoio incondicional dos sempre parceiros GRAFFPORTO, nas pessoas dos amigos Francinei Barreto e Elisangela, bem como do Bar do Calixto. Nesta edição contamos também com o apoio da Fundação Cultural do Município de Porto Velho

É um grande e rico Projeto, onde os talentos da cidade, das diversas correntes do samba e Escolas diferentes, têm a oportunidade de compartilhar suas inspirações, com as pessoas que também valorizam a linguagem universal da música e do Samba.

A padroeira do Projeto é Santa Bárbara, que dá nome ao Bairro onde se reúnem bambas e sambistas da cidade. O dia de Santa Bárbara que no sincretismo religioso é Iansã é comemorado em 4 de dezembro, próxima segunda feira, diante disso esta roda de Samba Especial no dia do Samba, será sobre tudo de agradecimento a ela, que tem iluminado e guiado com suas bênçãos o projeto, compositores/as e músicos que lá se reúnem.

A 39ª a Edição do Projeto Samba Autoral, acontecerá neste sábado, dia 1de dezembro de 2018, a partir das 16:00, no Mercado Cultural.

Além dos compositores e compositoras, que nos brindam com suas harmoniosas poesias, temos músicos e percussionistas que juntos fazem deste, um rico e respeitado projeto. O conjunto harmônico o Fortalece e faz o nosso samba pulsar cada dia mais forte, dando vida a cada uma das obras que compõem o Projeto Samba Autoral. Diante disso, destaca-se que será o encontro da Gratidão à Santa Barbara, aos parceiros, apoiadores, amigos, amigas e a todo público que nos apoiam e nos prestigiam. Será o samba da Gratidão!

Já dizia João Nogueira: “NINGUÉM FAZ SAMBA SÓ PORQUE PREFERE...”, esta opção tem apenas um motivo, Amor ao Samba. Por isso e muito mais, a última edição deste Projeto que pertence à comunidade do samba, será também um Tributo ao Samba, de Porto Velho!!!

Salve aos compositores e compositoras!!!

Salve o Samba!!!

Salve Santa Barbara!!!

Fonte: 030 - Silvia Ferreira

Link: http://www.newsrondonia.com.br/noticias/39+edicao+do+projeto+samba+autoral+sera+em+homenagem+ao+dia+nacional+do+samba/120364

News Rondônia